São Paulo, SP--(
DINO - 15 abr, 2016) - A Latasa Reciclagem, empresa do Grupo ReciclaBR, maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil, recebeu a certificação de pegada de carbono pelo lingote de alumínio, no lançamento do Sistema Brasileiro de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos, lançado no início de abril, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Carbon Trust, organização sem fins lucrativos sediada em Londres que estimula a economia de baixo carbono ao redor do mundo. O projeto foi patrocinado pela Embaixada Britânica no Brasil e desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).
O novo sistema tem o objetivo de acelerar a transição das indústrias para uma economia de baixo carbono. A pegada de carbono mostra a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) e de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera durante a fabricação de um produto.
Mais de 20 empresas de sete setores industriais, entre eles aço, alimentos, alumínio, cimento, tecidos, químicos e vidros participaram dessa primeira etapa de trabalhos e entre as empresas que aderiram ao projeto está a Latasa Reciclagem. "Participamos espontaneamente porque entendemos a importância desse assunto para a sociedade como um todo. Governos, empresas e consumidores precisam se conscientizar que os recursos naturais são limitados e todos são responsáveis pelo futuro do planeta", afirma Viviane Ortlibas, PMO do Grupo ReciclaBR, que acompanhou todo o processo de certificação da empresa.
A certificação do produto da Latasa significa que o processo de reciclagem do alumínio foi mapeado em toda a sua cadeia produtiva de forma estruturada, sistemática e analítica. Além disso, as emissões foram mensuradas e novos padrões comparativos foram criados.
"O Grupo ReciclaBR tem o compromisso de contribuir com os esforços mundiais, junto da indústria brasileira do alumínio, para a redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. A partir de agora, o Grupo tem o objetivo de tomar decisões mais assertivas para encontrar formas mais eficazes de otimizar processos e consequentemente reduzir as suas emissões. Para nós, o certificado da ABNT não é só um atestado, ele é uma vantagem competitiva, mas principalmente é valor agregado para os clientes que optam por utilizar o lingote de alumínio com menor pegada de carbono em seus produtos", diz Mario Fernandez, CEO do Grupo ReciclaBR.
O alumínio é um material importante nas soluções de baixo carbono e a indústria do alumínio tem vantagens competitivas em relação a outros países, pois dispõe de matriz elétrica hídrica e renovável. "É importante ressaltar que a redução nas emissões de gases de efeito estufa é um compromisso que deve ser assumido não só pelas indústrias, mas por toda a sociedade. É preciso que os consumidores estejam conscientes das suas escolhas e que optem por produtos que colaboram com o meio ambiente, como o caso do alumínio, metal sustentável, totalmente reciclável. Além disso, é importante mostrar à sociedade dados comparativos, ou seja, produtos importados da China, por exemplo, possuem uma matriz energética intensiva se comparados com os produtos brasileiros. Com uma sociedade mais consciente e um mercado demandando produtos ecologicamente corretos, as indústrias terão como avançar ainda mais com o compromisso de redução de suas emissões", comenta Ortlibas.
Website:
http://www.gruporeciclabr.com.br/pt/