São Paulo--(
DINO - 15 abr, 2016) - Os cargos executivos são imbuídos de muitas responsabilidades. Com o CMO, não é diferente. A sigla, originária da expressão em língua inglesa "
Chief Marketing Officer", significa "Diretor Executivo de Marketing". Esse tipo de profissional, mais do que liderar o marketing de uma determinada empresa, encontra grandes desafios. A boa notícia, é que com perspicácia e determinação é possível traçar uma trajetória de sucesso frente às organizações, equilibrando o retorno sobre investimentos, afirma o experiente co-CEO, José Borghi, da cosmopolita agência
Mullen Lowe.
O cliente da atualidade, demanda por atenção na medida certa, ou seja, quer ter seus anseios percebidos pelas empresas, mas repudia qualquer tentativa exagerada de invasão através dos meios publicitários. Para Borghi, é preciso que o CMO tenha a percepção de que o consumidor quer que sua experiência com a empresa seja baseada em atitudes de interação e respeito, não em excesso de informações e pressão para que se adquira determinado produto ou serviço.
José Borghi, que trilhou um caminho de sucesso na antiga Borghi Lowe, continua seu progresso na Mullen Lowe e acredita que o CMO deve promover ações que envolvam atendimento omnichannel e mídia programática. Para ele, o diretor de marketing deve compreender que essas duas maneiras de se realizar marketing são bem aceitas pelos clientes. O ominichannel permite ao consumidor, experimentar o mesmo nível de atendimento nos mais variados canais e a mídia programática elimina a morosidade, extinguindo alguns elementos e promovendo contato direto do cliente com a empresa, afirma
José Borghi.
O profissional de marketing avalia seu desempenho através de dados específicos, dessa forma, é importante que esses dados estejam à disposição para que se elaborem gráficos e outras formas de mensuração, avalia José Borghi, ao destacar ainda, a postura de algumas empresas que, preocupadas com a segurança dos tais dados, os mantém em absoluto sigilo. Segundo ele, que atua de forma intensa na Mullen Lowe, o papel do CMO, deve ser de flexibilidade, pois somente com acesso às informações necessárias, a
equipe de marketing poderá estar à frente da concorrência.
A utilização de first party data deve ser levada em conta, aponta o representante da Mullen Lowe, uma vez que permite, mesmo que de forma primária, traçar um perfil do comportamento dos clientes e com isso, elaborar estratégias com foco no que é apresentado. Seguindo e avaliando os passos do consumidor no ambiente virtual, o CMO pode desenvolver de forma bem-sucedida, ações que coloquem a empresa em destaque, para isso, é necessário que haja fluidez no que se refere à comunicação entre os colaboradores, ressalta Borghi, que já comandou a antiga
Borghi Lowe.
O marketing e a tecnologia caminham de forma paralela e ambos apresentam constantes mudanças. Pensando nisso, e na própria forma como gerencia as ações de marketing da Mullen Lowe, Borghi aconselha que o CMO, bem como todos os outros colaboradores de uma determinada organização, continue seus estudos ao longo de sua vida profissional, pois acredita que é imprescindível que se conheçam as novas ferramentas e o próprio mercado.
Website:
http://us.mullenlowe.com/