São Paulo, SP--(
DINO - 16 fev, 2018) - No momento de escolher os pisos e os revestimentos durante uma reforma ou construção, é preciso analisar diversos fatores. Esses itens desempenham um alto nível de importância, uma vez que compõem o visual estético do ambiente, e determinam o nível de segurança do cômodo.
Essa preocupação se agrava em relação a cozinhas e banheiros, que são ambientes naturalmente mais úmidos e propensos a escorregões e quedas. Dessa maneira, além de considerar os aspectos decorativos do ambiente, dedique também uma atenção para proporcionar o máximo de segurança possível aos moradores do imóvel.
E, para facilitar a escolha do piso ideal, separamos duas opções de pisos adequados para cozinha e banheiro! Confira abaixo:
Pisos ideais para cozinha
- Porcelanato;
- Cimento queimado.
Porcelanato
O
porcelanato é uma ótima opção para a sua cozinha, visto que é resistente a umidade e abrasão. Além disso, a absorção de água desse tipo de piso é praticamente nula, o que reduz a possibilidade do aparecimento de manchas.
O porcelanato é comercializado em diversos tamanhos, cores e texturas. É possível encontrá-lo em estado natural (sem polimento), esmaltado, acetinado (fosco), técnico (polido), rústico (antiderrapante), entre outros.
A aplicação é feita com argamassa voltada para
pisos e revestimentos. Além disso, também pode ser colocado sobre outros pisos para agilizar a obra, evitar o quebra-quebra e a sujeira. Nesse caso, é preciso se atentar ao tamanho das portas para evitar o contato ríspido entre a porta e o piso e o desgaste deles.
No que diz respeito à limpeza, não há muito segredo: basta utilizar pano umedecido com água e sabão neutro para fazer a limpeza no dia a dia. Para uma higienização mais pesada, recomenda-se lavar uma vez por semana com água abundante e sabão neutro. É importante evitar produtos químicos e abrasivos para preservar a qualidade do piso.
Cimento queimado
Um dos maiores atrativos do cimento queimado é o baixo custo, já que é um dos revestimentos mais baratos do mercado atualmente.
Ele é feito a partir de água, areia e cimento. Depois de ser devidamente despejado, é importante que ele seja impermeabilizado e selado para evitar manchas, infiltramento e trincas.
Se você deseja deixá-lo com aspecto liso e brilhante, é preciso aplicar cimento em pó com o piso ainda molhado e distribuir a massa igualmente sobre o chão.
Além disso, é possível usar a criatividade e brincar com as cores no piso de cimento queimado! Basta utilizar corante em pó junto com o cimento no momento da finalização. E para ambientes pequenos, recomenda-se utilizar a cor branca, que gera uma sensação de amplitude ao ambiente.
Pisos ideais para banheiro
- Piso de pastilha;
- Piso antiderrapante.
Piso de pastilha
Um modelo bastante interessante e atraente para banheiros é o piso de pastilha! É visualmente interessante, bastante resistente e versátil! Ele é fabricado a partir de diferentes materiais, sendo encontrado mais facilmente em vidro, porcelana, cerâmica e mármore.
A pastilha permite uma alta variedade de personalização, pois pode ser encontrada em diferentes texturas, tamanhos e cores, o que viabiliza uma brincadeira com as cores, sendo possível optar até mesmo pelo degradê.
As pastilhas também podem ser adquiridas em diversos tamanhos. Você pode comprá-las em peças pequenas (2x2 cm), até peças maiores (12x12 cm). Mas, tratando-se de ambientes como o banheiro, o ideal é optar pelas peças menores para proporcionar sensação de amplitude ao ambiente.
A instalação deve ser feita com argamassa própria para pastilhas. A limpeza pode ser feita basicamente com sabão neutro e água.
Piso antiderrapante
Obviamente os pisos antiderrapantes não poderiam ficar de fora. É possível encontrá-los em diversos tipos, seja em cerâmica, porcelanato, emborrachados, etc.
Você pode decorar seu banheiro da maneira que preferir sem ter que abrir mão da segurança. É um fator de muita importância para todos os integrantes da casa, principalmente para quem tem crianças ou idosos.
No geral, os pisos antiderrapantes são feitos a partir de um material rugoso e não polido. Dessa maneira, no momento da limpeza, é preciso utilizar bastante força para retirar toda a sujeira existente. Em relação aos produtos, basta usar um sabão neutro e uma vassoura de cerdas duras.
Além disso, caso não queira encarar uma grande reforma, é possível optar pelo adesivos antiderrapantes. No entanto, eles precisam de manutenção com alta frequência.
No mais, durante a reforma do seu imóvel, vale conferir
pisos e revestimentos para banheiros e até mesmo
acabamento para pisos no geral.
Website:
http://www.telhanorte.com.br/pisos-e-revestimentos