Releases 27/07/2015 - 10:59

RSM Brasil: Inteligência empresarial ajuda na tomada de decisões dentro das organizações


(DINO - 27 jul, 2015) - Inteligência Empresarial - por Luiz Claudio Fontes, sócio da auditoria RSM no Brasil

Este artigo compreende uma abordagem sobre o Contexto e Características do BI CRM-Customer Relationship Manager, Tecnologia de BI, Desenho e implementação do BI, Principais Benefícios do BI para a Empresa e BI nas redes sociais.

1. Contexto e Características do BI- O termo Business Intelligence (BI), também conhecido como inteligência empresarial é de autoria do Gartner Group . O mesmo descreve as habilidades das corporações na aderência a dados e explorar informações e recursos financeiros em proveito pela administração de uma organização.

O BI é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação tecnológicos que permite às mesmas transformar dados guardados nos seus sistemas em informação qualitativa importante para a tomada de decisão.

O BI, normalmente está contido em um Data Warehouse (Armazém de dados)/Data Mart (É um repositório de dados que funciona como um subconjunto de dados de um Data Warehouse), onde analisa e desenvolve percepções e entendimentos a respeito da organização, permitindo-lhes incrementar e tornar mais bem pautada as informações gerencias para a tomada de decisões.

As organizações tipicamente aglutinam informações visando avaliar os seus ambientes empresariais e as completa com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas, podendo assim mais facilmente perceber ou bisbilhotar o que os outros estão fazendo.

As organizações competitivas juntam e acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva e, devidamente as considera como o aspecto central para poder competir nos mercados em que atuam.

As fontes de informação primárias são coletadas pelo BI que as obtém geralmente dentro das suas empresas. Essas fontes individualizadas cooperam com quem deve decidir, pois lhes fornecem o entendimento de como poderá fazê-la da forma mais correta possível. Por outro lado, as necessidades do consumidor, processos de decisão dos clientes, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais provém de fontes de informações secundárias.

Baseado no objetivo organizacional ou na visão da organização de curto e de longo prazo, cada sistema de BI deve determinar as metas específicas a serem atingidas.

Há uma forte tendência de que os produtos que compõem o sistema de BI de uma empresa passem, isoladamente, prover funções extras que auxiliem nas tomadas de decisão. Por exemplo, todos os sistemas que funcionam numa perspectiva da organização da informação são: ERP- Enterprise Resource Planning e CRM-Customer Relationship Manager.

2.CRM-Customer Relationship Manager- Segundo Brentley Freiks, fundador da Onyx Software, CRM-Customer Relationship Management é um conjunto de processos e tecnologias que geram relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios através do marketing, das vendas e dos serviços, independentemente do canal de comunicação. Ou seja, pode ser considerado como uma estratégia de gestão de negócios através do gerenciamento dos relacionamentos com os clientes tendo em consideração o aumento das vendas e dos lucros das empresas.

Amparado na tecnologia, o objetivo principal do CRM é claramente uniformizar processos que permitam o acesso à informação como forma de melhorar os negócios e o marketing relacional das empresas. A globalização e a evolução de TI vêm mudando radicalmente a forma como as organizações e os seus consumidores se relacionam. Os consumidores têm um leque de opções de produtos e serviços que há alguns anos não era possível.

A TI permite oferecer qualidade de um produto ou serviço a um preço competitivo daí o CRM ser fundamental no estabelecimento das relações e na fidelização dos clientes. Hoje, é importante rentabilizar a máxima Lifetime value (LTV) de cada cliente, os quais podem ser classificados da seguinte forma: CMV (Clientes mais valiosos), CMP (Clientes de maior potencial), BZ (Below Zero) e CI (Clientes intermediários).

3. Tecnologia de BI-O processo de BI realça os dados dentro da informação e também dentro do conhecimento. Pessoas envolvidas em processos de BI podem usar software ou outras tecnologias para obter, guardar, analisar e prover acesso aos dados.

O software "cura" trata do desempenho do gerenciamento do negócio e contribui no objetivo de tomar decisões melhores, mais atuais e relevantes e, sempre que necessário, apresenta informações acessíveis.

4. Desenho e implementação do BI- Quando é implementado um programa de BI deve-se relacionar as questões e suas possíveis decisões, tais como: Questões de alinhamento de metas- compreende o 1º passo de propostas de curto e médio prazos do programa; Questões de base- coleta de informações de competência atual e suas necessidades; Custos e riscos- estima-se as consequências financeiras da nova iniciativa de BI; Cliente e stakeholder- identifica os beneficiados da iniciativa e quem pagará por ela; Métricas relacionadas: devem ser operacionalizados com clareza e definidas por parâmetros métricos; Mensuração metodológica: método ou procedimento que determina a melhor ou a aceitável maneira de medir os requerimentos métricos e
Resultados relacionados: alguém deve ser o monitor do programa de BI para assegurar que os objetivos estão ocorrendo. Os BI devem testados pela eficácia, rentabilidade e validade e quando necessário ajustados.
?
5. Principais Benefícios do BI para a Empresa- É capaz de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho corporativo geral e de suas partes individuais e, comprovado em pesquisas com 510 empresas economiza tempo e produz melhores estratégias, planos, decisões táticas, processos mais eficientes e reduz custos.

6. BI nas redes sociais- O BI também precisou se reinventar nas redes sociais e constata-se que várias empresas estão desenvolvendo software para ter à disposição o seu histórico de interações e relacionamento na Internet.

A RSM Brasil é membro da RSM International, que é a 7ª maior rede de empresas de contabilidade e consultoria independentes do mundo, com 734 escritórios em 112 países conta com mais de 37.400 profissionais, obteve um crescimento de 19% em 2014, atingindo uma receita de U$ 4.4 Bilhões.

www.rsmbrasil.com.br

Website: http://www.rsmbrasil.com.br