São Paulo, SP--(
DINO - 12 abr, 2016) - O evento foi aberto com a certificação do selo CEM, Certified Exhibition Management, a cerimônia certificou vários profissionais nas áreas de Eventos e Turismo que passaram a pertencer a um grupo restrito de profissionais de excelência com a qualificação em Feiras e Eventos com padrão internacional.
Antônio Brito, CEO da New Events Global, que presidiu a cerimônia de certificação, ressaltou a importância do profissional ser reconhecido pelo CEM em sua carreira profissional: "A educação profissional do CEM é fundamental para que a gente possa ter sempre pessoas qualificadas para a área de eventos", analisa. Antônio Brito também argumenta sobre o encontro do Fórum Eventos 2016: "É muito importante o Fórum Eventos para podermos compartilhar conhecimentos e novas ideais para o setor".
Abrindo oficialmente o Fórum Eventos 2016, Sergio Junqueira, idealizador e organizador do evento, reforçou a grande participação do setor na economia brasileira e a necessidade dos profissionais estarem cada vez mais unidos para defender os interesses da categoria: "Somos o segundo maior PIB do Brasil, temos que unir vozes dos setores de Eventos e Turismo, e mostrar que não devemos ser apenas moeda de trocar por conjuntura política, temos que ser mais respeitados pelas autoridades" argumentou.
No primeiro painel do dia, "Solução e Conteúdo", foram discutidas novas ideias e soluções para a indústria de Eventos, e como posicionar marcas e pessoas para que seja possível compartilhar experiências inovadoras e sob medida para diversos públicos, "Não podemos utilizar a mesma expertise para todos os eventos, temos que sempre pensar em soluções diferentes, até porque o cenário é simples, pessoas pensam e agem diferente", defendeu o palestrante Jesus Maria Gomez Merino, CEO e Fundador do Grupo Eventos.es.
John Hooker, estrategista e formador de opinião da área de eventos trouxe experiências de posicionamento de empresas da área de Eventos e o desenvolvimento de pessoas para o setor.
No segundo painel, "Principais Tendências Tecnológicas", focou as ferramentas de tecnologia como aliadas para o desenvolvimento, recepção e marketing dos setores de Eventos e Turismo.
Flávia Gamona, prof. mestra em mídia e tecnologia da Unesp, destacou o marketing digital e redes sociais onde, segundo ela, todas as pessoas e empresas se encontram, também deu destaque ao relacionamento, que é fundamental no marketing digital e ressalta que é primordial conhecer bem o público alvo de cada evento, "Há várias ferramentas e mídias para serem utilizadas, por isso, é importante conhecer o comportamento do seu público, onde ele está, e descobrir em que ferramenta digital ou redes sociais ele se encontra", alerta a palestrante.
Kristi Casey Sanders, Diretor de Digital Marketing Strategy, disse que a tecnologia é uma cultura de participação de todos, que antes a internet era uma ferramenta restrita a jovens e profissionais de tecnologia, e hoje, a tecnologia está presente em todos os lugares, para o acesso de todos, e essa e uma grande oportunidade para as empresas, "A tecnologia chegou para todos e formou uma grande comunidade que possibilitou integrar as pessoas de forma impressionante, e cada vez mais teremos novas ferramentas que otimizam nossas relações na sociedade, e nós devemos estar prontos pra isso", analisou a palestrante.
Finalizando o segundo painel, Scott Craighead, vice-presidente da International Association of Exhibitions and Events, abordou as tendências e o impacto que a tecnologia possa provocar nas pessoas e em todas as atividades econômicas, e como aproveitar todas as oportunidades que a própria tecnologia proporciona para o setor de eventos, principalmente na internet, onde é possível ter acesso a muitas pessoas em um curto espaço tempo.
No terceiro painel do dia, "Focus Group" foi elaborada uma dinâmica de grupo dividida entre os temas: Cenografia, Meios de Pagamento, Segurança e Feiras com o objetivo de discutir formas de organização antes, durante e depois de uma feira ou eventos. Os temas foram desenvolvidos através das ideais colocadas pelos participantes, incentivando o trabalho em equipe e sugestões de melhores soluções para as feiras e eventos.
O conflito de gerações e o desenvolvimento de pessoas foram temas do quarto painel, intitulado "5 Gerações, o que Muda nos Eventos" e abordou as dificuldades sobre como é administrar a divisão de espaço entre várias gerações dentro de uma mesma empresa ou qualquer outro lugar de relacionamento.
"Estamos ao lado de pessoas que têm objetivos diferentes, sonhos diferentes e que pensam diferentes, por isso, saber administrar relacionamento é fundamental entre várias gerações", analisou a palestrante Rosealee Lee, diretora, DCTC and Hospitality Network. Segundo Rosealee, as pessoas são motivadas por cinco segmentos: Mudanças, Oportunidades, Desafios e Esperança.
Focando na atual crise econômica que vivem os brasileiros, Karina Nascimento, Executive Coach, defende que para superar os obstáculos trazidos por essa mesma crise é saber administrar relacionamentos e principalmente apostar nas pessoas para que a empresa possa enfrentar de maneira satisfatória o atual cenário: "Qualquer solução que você encontrar, terá que lidar com pessoas e são nelas que devemos apostar as nossas fichas", relata a palestrante.
No último painel do dia, Carla Weisz falou sobre o a importância dos profissionais serem protagonistas das suas próprias carreiras em uma palestra motivadora que levou os participantes a uma reflexão sobre a vida pessoal e profissional e alerta, "Nós temos a mania de nos fazermos vítimas dos problemas, ao invés de enfrenta-los", relatou.
Carla Weisz analisa que é preciso parar de reclamar e assumir a responsabilidade pelos nossos problemas na família, trabalho e na relação com os amigos, "Precisamos ser protagonistas da nossa história, tomar decisões e ter vontade de mudar as nossas vidas", argumentou a palestrante. Para finalizar, a palestrante citou atitudes que ajudam as pessoas controlar seus problemas e alcançar o sucesso e o protagonismo na vida, "É necessário escolher como queremos viver: como vítima ou como protagonista das nossas vidas, está na hora de parar de só ficar reclamando", argumentou a palestrante.
Finalizando as palestras do dia, Sima Dahl levou todos a uma reflexão sobre nossa identidade digital, quais mensagens queremos passar nas redes sociais e como utilizar o conteúdo postado na vida profissional e no dia a dia com os amigos, através de uma pergunta bem pertinente e que poucos pessoas param para pensar: "que palavras-chaves definem você?".
Sima Dahl mostra que nossa marca digital é como uma empresa, onde temos responsabilidades com as informações postadas e principalmente quando administramos a reputação pessoal através das redes sociais.
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