Releases 21/06/2018 - 12:12

Seminário no Vaticano discute novo modelo de educação para o mundo com participação brasileira


(DINO - 21 jun, 2018) - Serão 3 dias de discussões intensas. De 27 a 29 de junho vão ser realizados cinco círculos de debates chamados de "Círculos de Conexão", onde serão abordados temas como arte e comunidade, arte e cultura, ancestralidade e cultura de paz, bem viver e sustentabilidade. O Instituto Olga Kos foi convidado para participar do debate sobre arte e comunidade, junto a representantes de grupos de culturas e comunidades na América Latina. O seminário "Pontos de Encontro - Cultura a unir os povos" é a mais nova etapa do projeto Scholas Occurrentes, criado pelo Papa Francisco quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires, que pretende criar um novo modelo de educação para o mundo. Há dois anos são promovidos encontros que reúnem jovens estudantes representando diferentes camadas sociais, religiões e etnias. Juntos, eles buscam encontrar soluções de problemas comuns e que estimulem a tolerância com a diversidade e promovam a inclusão. Um dos encontros foi promovido pelo Instituto Olga Kos aqui no Brasil e reuniu 300 estudantes de escolas públicas e particulares de São Paulo, além de jovens de outros países.

"Estamos muito felizes de participar de mais uma etapa com o projeto Scholas Occurrentes. Ao longo desses doze anos de Instituto sempre carregamos o valor de que a arte e o esporte ajudam a construir o ser humano, incluindo os que não têm acesso à estas atividades. Com o convite para participar do seminário tivemos a certeza de que estamos no caminho certo para levar a arte e o esporte para o máximo de pessoas possível", comenta Olga Kos, vice-presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural.

O Instituto Olga Kos foi umas das 12 entidades escolhidas para participar do projeto do Vaticano. É um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelo IOK que atualmente atende cerca de 3.500 pessoas, a maior parte com algum tipo de deficiência intelectual, em projetos de artes e esportes desenvolvidos em oficinas espalhadas por cerca de 40 locais de São Paulo.

Durante o seminário, no Vaticano, haverá uma exposição fotográfica baseada no livro "Cultura a Unir os Povos - A arte do Encontro" de autoria de Célio Turino e organizado pelo IOK. O lançamento mundial do livro traduzido para quatro idiomas (português, espanhol, italiano e inglês) irá ocorrer no dia 28 de junho e será um dos pontos altos do evento.

Website: http://www.institutoolgakos.org.br????