Rio de Janeiro--(
DINO - 01 nov, 2018) - Considerada uma das formas mais naturais e antigas de comunicação entre o ser humano, a linguagem corporal exerce um papel fundamental na vida pessoal e profissional de cada pessoa. Afinal, ela comunica as nossas sensações e emoções através de gestos, postura, tom de voz e até mesmo em nosso modo de andar. A presidente da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI) Rachel Jordan explica que é através desse elemento tão importante, e que diz muito sobre quem somos, que revelamos sentimentos como medo, insegurança, desconfiança, tédio e até raiva por meio da comunicação não verbal. Então, que tal aprender a usar a linguagem corporal a seu favor, principalmente no ambiente profissional, local em que estamos sendo observados constantemente por chefes e colegas?
Rachel Jordan ressalta que é preciso saber tirar partido da linguagem corporal para melhorar a imagem e liderar de maneira mais positiva entre seus pares, além de enfatizar a mensagem que você quer transmitir e entender alguns pontos negativos de seus concorrentes.
- Quantas vezes admiramos a apresentação de um profissional em um congresso ou numa palestra na empresa pela forma segura como ele (a) se coloca? Não nos damos conta do quão importante foi a linguagem corporal naquele momento para o sucesso daquele profissional. Certamente foi usada com muita propriedade para transmitir segurança e conseguir impactar a quem o (a) está observando - assegura Rachel Jordan.
A presidente da AICI afirma ainda que é fundamental entender que alguns gestos que costumamos praticar, e que parecem inofensivos, podem transmitir uma ideia errada de quem você é de fato e sobre a sua abordagem profissional. Estar sempre de braços cruzados, por exemplo, demonstra o seu desinteresse pelo que está sendo dito pelo seu interlocutor. Saiba que num mundo corporativo que valoriza cada vez mais a colaboração, esse simples gesto pode ser uma tremenda bola fora. A linguagem corporal positiva transmite uma mensagem adequada e agradável sobre a sua atuação profissional. Ela fortalece o que você diz e conecta com o outro de maneira correta.
- Transmitir a ideia exata do que você quer passar é o segredo para manter as portas abertas para novas oportunidades, afinal você será observado ao longo de toda a sua trajetória profissional, as pessoas captam o que a sua postura diz em todos os sentidos - ensina a consultora.
Aprenda abaixo alguns pontos importantes da linguagem corporal que vão contribuir positivamente para a sua imagem:
Contato Visual - As pessoas que sabem tirar proveito do contato visual durante uma conversa transmitem interesse no assunto e demonstram mais confiança. Ao falar com alguém, um ponto positivo é olhar diretamente para os olhos da pessoa. Mas cuidado para que o olhar não seja muito penetrante, pois isso poderia soar como uma forma de intimidação.
Movimentação - Apenas falar, sem se movimentar de acordo, deixa a conversa pouco interessante. Então, o ideal é trazer dinamismo por meio da movimentação adequada. É positivo mexer as mãos enquanto fala, mas sem exagerar para não desviar o foco da conversa. Também é importante ter um aperto de mão firme e contundente. Apenas tome cuidado com toques em excesso, especialmente com pessoas com as quais não há liberdade suficiente.
Expressão facial - Muitas vezes o mundo corporativo apresenta situações estressantes ou de nervosismo. Mesmo assim, tente manter uma fisionomia segura e tranquila. Isso aumenta a confiança na sua competência e demonstra a sua inteligência emocional. Para se tornar mais simpático e agradável, um sorriso faz a diferença. Utilize-o da forma adequada para melhorar a comunicação não verbal.
Postura - Manter os ombros erguidos para frente e/ou a cabeça baixa pode demonstrar introversão e até de submissão. Se quiser ser visto da forma correta, o ideal é cuidar da postura. Tente andar ereto, com o peito aberto e o queixo levemente para cima. Isso transmite a ideia certa sobre quem você é.
Website:
http://www.honorcomunicacao.com