Releases 23/06/2017 - 16:50

Programa Bolsa Família deve começar a incentivar o trabalho formal


São Paulo, SP--(DINO - 23 jun, 2017) - O Governo Federal anunciou o lançamento de um pacote de mudanças no programa Bolsa Família para incentivar a entrada no mercado de trabalho de indivíduos beneficiados pelo programa. A iniciativa, que será chamada de pacote Progredir, vai finalmente corrigir um dos maiores alvos de críticas do programa, sobre a possível acomodação dos beneficiários.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, até o final do ano deverão ser investidos mais de 100 milhões de reais em diversas iniciativas para incentivar o emprego formal dos beneficiários do programa.

Uma dessas iniciativas será a garantia do beneficiário continuar recebendo o benefício por até 2 anos mesmo que a sua renda familiar suba graças a formalização do trabalhador. O governo estuda ainda aumentar o valor do benefício para os trabalhadores na condição de trabalhador formalizado, funcionando segundo palavras do ministro, como "uma rede de proteção, para eles ficarem mais confiantes para pular no trapézio para outro nível. "

Outra garantia que será oferecida é que caso o trabalhador venha a perder o emprego formal, o grupo familiar voltará automaticamente a receber o valor do benefício, mesmo que já tenha completado os dois anos de formalização do emprego.

O Governo também vai alterar as regras para concessão de microcrédito, para facilitar o acesso das famílias cadastradas no Cadúnico a linhas de crédito de até 3 mil reais. Estima-se que mais de 1 milhões de famílias poderão ser beneficiadas com o acesso facilitado ao crédito, e os bancos poderão tomar como garantia o próprio valor pago pelo Bolsa Família.

Porém uma das mudanças mais relevantes está no incentivo à capacitação dos beneficiários do programa, através do Pronatec, oferecendo vagas para a capacitação profissional de acordo com a demanda de emprego em cada região.

As prefeituras de municípios com maior emancipação do programa Bolsa Família também devem se beneficiar. Serão oferecidos prêmios em dinheiro para as prefeituras dos municípios com maiores índices de emancipação do programa. Terra defende que os prêmios trarão também ganho político para os prefeitos que ajudarem mais famílias a efetivamente abandonarem a dependência do bolsa família.

Além das mudanças propostas pelo Progredir, ainda está previsto o reajuste dos valores pagos pelo programa, que deve chegar a 4,6%, superior aos 3,6% de inflação medidos pelo IPVA nos últimos 12 meses.
Website: http://calendariobolsafamilia2018.org/