Releases 14/11/2015 - 09:20

Lenovo gera sólidos resultados operacionais para o 2o trimestre do exercício 2015-2016


HONG KONG--(BUSINESS WIRE-DINO - 14 nov, 2015) -
O Lenovo Group (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY):

  • Receita de US$ 12,2 bilhões, crescimento de 16% em relação ao ano anterior, aumento de 23% em moeda constante
  • A Lenovo ampliou sua quota de mercado de PC, registrando uma participação recorde de 21,2%*
  • A Lenovo está executando com sucesso seu plano de realinhamento de negócios e está no caminho para alcançar US$ 650 milhões no 2.º semestre do ano e US$ 1,35 bilhão por ano
  • Como anunciado no relatório de lucros do 1.º trimestre, a Lenovo incorreu US$ 599 milhões em custos de reestruturação e um encargo único de US$ 324 milhões para a racionalização do inventário de smartphone no 2.º trimestre
  • O valor extrapolado** antes de impostos foi de US$ 166 milhões, um aumento de 16% na base trimestral; confirmando o forte desempenho operacional
  • Perda** antes dos impostos segundo as normas do HKFRS (Hong Kong Financial Reporting Standards) de US$ 842 milhões impulsionadas por custos de reestruturação e encargos únicos
  • Perda líquida por ação de 6,43 centavos USD, ou 49,84 centavos HKD
O Lenovo Group (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) informou hoje os resultados do seu 2.º trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro de 2015. A receita trimestral foi de US$ 12,2 bilhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior ou 23% em relação ao ano anterior sobre uma base de moeda constante. O valor extrapolado** antes de impostos no 2.º trimestre, que exclui os custos de reestruturação, encargos únicos, e custos não monetários relacionados a fusões e aquisições, foi de US$ 166 milhões, um aumento de 16% na base trimestral, enquanto a perda antes dos impostos segundo os padrões das Normas dos Relatórios Financeiros de Hong Kong (Financial Reporting Standards, HKFRS) foi de US$ 842 milhões**. A perda líquida do 2.º trimestre foi de US$ 714 milhões.

O rendimento da taxa de extrapolação antes de impostos do 2.º trimestre da Lenovo mostra um forte desempenho operacional. As perdas oficiais do HKFRS foram impulsionadas pelos planos de realinhamento divulgados pela Lenovo durante seus resultados do 1.º trimestre, incluindo reduções de despesas a nível mundial em todas as empresas, a integração da unidade de negócios System x, a organização e alinhamento da Motorola e do Mobile Business Group da Lenovo e racionalização do inventário de smartphones. Para o futuro estas medidas se destinam a conduzir uma economia significativa de cerca de US$ 650 milhões em termos de taxas de extrapolação na segunda metade deste ano e cerca de US$ 1,35 bilhão em uma base anual. A estrutura de custos da Lenovo, em todos os seus negócios principais, está agora entre as mais competitivas no setor. A empresa está em condições de investir em novas áreas, enquanto ataca a concorrência de forma agressiva.

"Com forte execução, a Lenovo agiu rápida e decisivamente para responder aos desafios, continuando ainda a entregar resultados melhores do que o trimestre", disse Yang Yuanqing, presidente e diretor executivo da Lenovo. "Agora, não estamos apenas construindo um modelo de negócio mais competitivo, mas estamos crescendo. No setor de PC não alcançamos participação com boa rentabilidade. No setor de dispositivos móveis, nossa estratégia para mudar nosso foco de crescimento fora da China continuou a recompensar, e nós ganhamos participação e margem melhorada. O realinhamento da nossa organização e a reestruturação da nossa estrutura de custos vai proporcionar resultados no 2.º semestre do ano. No grupo Enterprise, alcançamos um marco importante, com crescimento de receita pela primeira vez desde a aquisição da System x. Digerir aquisições e fazer transformações leva tempo, mas estou muito incentivado pelos nossos fortes resultados e confiante tanto no nosso futuro a curto quanto a longo prazo."

O lucro bruto da empresa no segundo trimestre fiscal aumentou 8% em relação ao ano anterior para US$ 1,6 bilhão, com margem bruta de 13%. O prejuízo operacional no trimestre foi de US$ 784 milhões. A perda básica por ação no segundo trimestre fiscal foi de 6,43 centavos USD ou 49,84 centavos HKD. As reservas líquidas de caixa em 30 de setembro de 2015 totalizaram US$ 140 milhões. O conselho diretor declarou dividendos preliminares de 6 centavos HKD por ação, o mesmo nível do ano anterior.

Visão Geral do Grupo Empresarial***

No PC Group ou PCG, que inclui PCs pessoais e tablets com Windows, as vendas trimestrais da Lenovo foram de US$ 8,1 bilhões, com receita bruta antes dos impostos de US$ 406 milhões, uma queda de 17% em relação ao ano anterior com flutuações cambiais prejudicando a demanda na Europa, Oriente Médio, África e Brasil. A margem de lucro antes de impostos de 5% estava relativamente estável, diminuindo 0,6 pontos em relação ao ano anterior, mostrando pontos fortes operacionais da Lenovo.

A Lenovo permaneceu em 1.º lugar pelo 10.º trimestre consecutivo, com um recorde máximo de 21,2% em ações de mercado, ampliando sua liderança sobre o 2.º vendedor. Ela enviou 15 milhões de PCs no trimestre, com um prêmio de 6,6 pontos para o declínio geral do mercado de 11,1%. No segmento de consumidores a nível mundial, a Lenovo teve participação recorde de 19,7% no mercado. A Lenovo presenciou participação recorde na América do Norte, a 13,3%; Ásia-Pacífico, 19,3%; e na América Latina a 15,3%; cada superando o mercado por 24, 19 e 15 pontos, respectivamente. A meta da Lenovo é alcançar 30% de participação no mercado mundial, mantendo forte rentabilidade.

No Mobile Business Group, ou MBG, que inclui produtos da Motorola, celulares da marca Lenovo, tablets Android e smart TVs, as vendas trimestrais da Lenovo foram de US$ 2,7 bilhões, 104% a mais em relação ao ano anterior, devido à inclusão dos rendimentos da Motorola. A Motorola contribuiu com US$ 1,4 bilhão para o rendimento do MBG da Lenovo. As perdas da receita bruta do MBG foram de US$ 217 milhões, com uma margem de perdas da receita de 8,1% negativos.

No 2o trimestre, o inventário antigo foi removido, o portfólio de produtos foi simplificado e novos produtos competitivos ? tais como os inquebráveis DROID Turbo 2, Moto 360, e Vibe P1? foram lançados. Um ciclo de desenvolvimento reformulado de produtos móveis vai garantir que os produtos sejam competitivos a cada temporada e cada trimestre. Com a reestruturação completa, a Lenovo acredita que a melhoria dos negócios em torno do MBG continua no caminho certo para atingir sua meta de equilíbrio em um a dois trimestres.

No setor de dispositivos móveis, o volume da Lenovo aumentou 11% em relação ao ano anterior com 18,8 milhões de unidades vendidas, liderado pelo crescimento fora da China onde presenciou um aumento de 4,3 pontos na participação de mercado em relação ao ano anterior, impulsionado por uma mudança no foco estratégico fora da China. No primeiro semestre deste ano fiscal, as regiões fora da China responderam por 70% dos volumes, enquanto há um ano, era de apenas 19%. Nos principais mercados emergentes da Indonésia, Rússia, Índia e Brasil, a Lenovo superou o mercado de smartphones por 12, 175, 48 e 4 pontos, respectivamente.

No mercado de tablets, a Lenovo superou o mercado em quase 14 pontos com quase 1% de crescimento em comparação a um declínio de mercado de 12,6%. Ela fortaleceu sua posição n.º 3 a nível mundial com alta recorde de 6,3% de participação no mercado, vendendo 3,1 milhões de unidades, e obtendo participação dos concorrentes n.º 1 e n.º 2.

No Enterprise Business Group, ou EBG, que inclui servidores, armazenamento, software e serviços vendidos tanto sob as marcas ThinkServer e System x, as vendas foram de US$ 1,2 bilhão, um aumento 5,5 vezes maior em relação ao ano anterior devido à inclusão do System x este ano. O System x vendeu teve vendas de aproximadamente US$ 900 milhões. No geral, o EBG alcançou um marco importante com um aumento de 2% nas vendas, em base comparável, pela primeira vez desde que o System x foi adquirido. Em seu quarto trimestre completo com o System x, o EBG obteve uma receita bruta operacional antes dos impostos, embora seu PTI padrão, que incluiu encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições, tenha sido negativo em US$ 33 milhões.

Grandes vitórias em hiper escala com Alibaba, Tencent e Baidu impulsionaram avanços para a empresa. Com novas parcerias, incluindo a Nutanix em infraestrutura hiper convergente, e outros provedores de tecnologia de próxima geração de centro de dados que serão anunciados em breve, a Lenovo tem tecnologias melhores que seus competidores, um portfólio de produtos excelente, bem como a estrutura de custos correta. A Lenovo permanece confiante de que o EBG alcançará US$ 5 bilhões em receitas com boa margem, um ano após o fechamento do acordo com o System x.

Visão geográfica geral

Na China, as vendas consolidadas no segundo trimestre fiscal caíram 12% em relação ao ano anterior, para US$ 3,3 bilhões, representando 28% das vendas da empresa no mundo todo. As margens operacionais caíram 1,7 ponto, para 4,1%. Estas quedas foram resultado do desempenho em dispositivos móveis à medida que o mercado continuou a ver a hiper concorrência, cortes nos subsídios de operadoras e continuou a mudança do modelo online. No setor de PC a Lenovo manteve participação no mercado e margem de desempenho estáveis. No Enterprise, a Lenovo presenciou crescimento de receita de 213% em relação ao ano anterior impulsionado por fortes remessas de ThinkServer com vitórias em um número de contas principais de hiper escala, que lhe permitiu reforçar sua posição n.º 1 no mercado de servidores x86 na China.

Na região da Ásia-Pacífico, a Lenovo alcançou vendas de US$ 2 bilhões em toda a região, ou 16% das vendas mundiais da Lenovo, enquanto as margens operacionais caíram 3,3 pontos, para 1,1%, devido ao desempenho atenuado da Motorola. A participação no mercado de PCs da Lenovo na região da Ásia-Pacífico cresceu 3,2 pontos em relação ao ano anterior a um recorde de 19,3%, recuperando o 1.º lugar. Notavelmente, a Índia cresceu 99% em relação ao ano anterior, alcançando um impressionante recorde elevado de participação de 27%. No Enterprise, a Lenovo está alavancando a habilidade dos canais para acelerar os negócios. No setor de dispositivos móveis, a Lenovo teve um forte crescimento de remessa de smartphones de 135% em relação ao ano anterior, conduzido pela forte dinâmica na Índia e inclusão do Moto.

A Lenovo na Europa, Oriente Médio e África consolidou vendas de US$ 3,2 bilhões no segundo trimestre, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, atingida por mudanças no câmbio internacional e um mercado de PC significativo. A região da Europa, Oriente Médio e África acrescentou 26% para as vendas totais mundiais da Lenovo. A margem de lucro operacional foi de 0,7%, uma queda de 3,1 pontos em relação ao ano anterior. A Lenovo foi um sólido n.º 2 no mercado global de PCs, crescente participação de mercado para 19,9%, um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior. Em PCs para o consumidor, foi a n.º 1 pelo sétimo trimestre consecutivo, marcando 21,5% de participação. No setor de dispositivos móveis, as remessas de smartphones registraram um forte crescimento de 101,8% em relação ao ano anterior para os negócios combinados, ao incluir a Motorola no trimestre há um ano para fins de comparação (quando a Motorola não foi incluída no trimestre no ano passado, o crescimento em relação ao ano anterior foi 176,7%).

Nas Américas, a Lenovo viu um crescimento de vendas permanente de 70% em relação ao ano anterior, para aproximadamente US$ 3,7 bilhões no segundo trimestre, devido à inclusão de duas aquisições. Isso representou 30% das vendas mundiais da Lenovo. A margem operacional melhorou para -2%, impulsionado pela melhoria do desempenho da Motorola. Em computadores, as ações subiram 2,5 pontos para 13,8% em relação ao ano anterior. A Lenovo da América do Norte e da América Latina tiveram participação recorde de 13,3% e 15,3% respectivamente. No setor de dispositivos móveis, os novos telefones Motorola conduziram melhoras na remessa na América do Norte em relação ao trimestre anterior, com crescimento de 39%. No setor Enterprise, a Lenovo está entrando em modalidade de ataque com parcerias recentemente assinadas, que irão capturar oportunidades ao oferecer tecnologias que rompem com os modelos consolidados de computação.

** consulte dados IDC do 3.º trimestre de 2015

** Como uma empresa listada na Hong Stock Exchange, os resultados oficiais da Lenovo são apresentados utilizando as normas HKFRS (Hong Kong Financial Reporting Standards). Este comunicado de imprensa também contém uma figura de "receita de taxa de extrapolação antes de impostos", que exclui os seguintes itens: custos de reestruturação do 2.º trimestre de US$ 599 milhões; encargos únicos para limpar os inventários de smartphone de US$ 324 milhões; e custos não monetários, relacionados a fusões e aquisições, tais como amortização de ativos intangíveis, despesas de juros imputada de notas promissórias e outras de US$ 85 milhões. A "receita de taxa de extrapolação antes de impostos" é fornecida como uma métrica suplementar para permitir a análise do desempenho "de igual para igual" do negócio subjacente. É de natureza histórica, e não pretende prever a taxa de desempenho futuro.

*** A empresa forneceu análises financeiras por produto através do anúncio dos resultados do 2.º trimestre do ano fiscal 14/15. Após a finalização dos investimentos para a Motorola e System x durante o 3.º trimestre do ano fiscal 14/15 da Lenovo, a empresa começou a relatar por grupo empresarial, a fim de auxiliar a compreensão do desempenho dessas empresas.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) é uma empresa listada no ranking Fortune 500, avaliada em US$ 46 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora para uso comercial, empresarial e por consumidores. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade incluem computadores (incluindo o lendário Think e as marcas YOGA multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, smart TVs e uma família de produtos móveis como smartphones (incluindo a marca Motorola), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no LinkedIn, siga-nos no Facebook ou Twitter (@Lenovo) ou visite nosso site em www.lenovo.com.

GRUPO LENOVO

RESUMO FINANCEIRO

Para o trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro de 2015

(em milhões de US$ , exceto para dados de participação acionária)

2.º trimestre

15/16

2.º trimestre

14/15

Mudança em relação

ao ano anterior

Receita 12.150 10.475 16%
Lucro bruto 1.575 1.457 8%
Margem de lucro bruto 13,0% 13,9% -0,9 pontos
Despesas operacionais (2.359) (1.092) 116%
Relação Despesas/receita 19,4% 10,4% 9,0 pontos
Operacional (perda)/lucro (784) 365 Não consta
Outras despesas não operacionais (58) (36) 60%
Antes dos impostos (perda)/lucro (842) 329 Não consta
Taxa de extrapolação antes de imposto de renda* 166* 329* -50%
Tributação 125 (57) Não consta
Lucro líquido/(prejuízo) no período (717) 272 Não consta
Participação minoritária 3 (10) Não consta
Lucro/(prejuízo) atribuível aos acionistas (714) 262 Não consta

Ganhos/(Perda) por ação (centavos de USD)

Básica (6,43) 2,52 (8,95)
Diluída (6,43) 2,49 (8,92)
*a receita de taxa de extrapolação antes de impostos para o 2.º trimestre exclui custos de reestruturação de US$ 599 milhões; encargos para limpar os inventários de smartphone de US$ 324 milhões; e encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições de US$ 85 milhões. A taxa de extrapolação antes de impostos para o 1.º trimestre excluiu apenas encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições de US$ 91 milhões.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: Lenovo Group
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Angela Lee, +852 2516 4810
angelalee@lenovo.com ou
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btingler@lenovo.com Fonte: BUSINESS WIRE