São Paulo--(
DINO - 02 mar, 2016) - Alinhar os negócios com as tendências do futuro passou a ser um objetivo de empreendedores dos mais diversos portes. O empresário José Borghi, da Mullen Lowe, antiga
Borghi Lowe, reporta que repensar a comunicação e marketing estratégico é fundamental para as empresas continuarem em sintonia com as exigências do mercado.
A projeção das
agências de marketing para os próximos anos é de que a combinação entre a cobrança por qualidade dos serviços cresça junto com as exigências por baixos custos. Isso porque, com as redes sociais, a relação dos clientes com as marcas assume um papel mais mutável, seja para o bem ou para o mal.
Se antigamente os erros das empresas e marcas podiam ser facilmente esquecidos, as redes sociais e as formas de comunicação cada vez mais rápidas deixaram o público mais implacável, nota José Borghi. Na
comunicação publicitária, principalmente, a falta de clareza e contato com o cliente pode gerar rapidamente uma imagem negativa, já que os compartilhamentos assumem aspectos virais rapidamente na internet.
Para evitar que isso aconteça é necessário não apenas uma comunicação direta, eficaz e clara, mas todo um sistema por trás do marketing ligado ao contato com os clientes e promoção da marca, dando a ela um planejamento que permita lidar com as mais variadas situações.
José Borghi, da
Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, lembra o caso das startups, que, através da tecnologia, se transformaram em fenômenos mundiais. Isso porque elas foram responsáveis por trazer facilidades para o dia a dia das pessoas, exigindo pouco esforço em troca. O segredo das startups estaria, a partir disso, na capacidade de agregar um grande público.
O exemplo é pertinente ao se pensar na relevância da marca para as pessoas, nota o empresário. Ter um relacionamento direto e fácil com os consumidores aproxima a marca do cotidiano do público e torna a comunicação natural. Na mesma lógica, estar associado a formadores de opinião também contribui para o aumento na relevância.
Criar um relacionamento direto não significa abolir por completo a automatização e a inteligência artificial, comenta
José Borghi. Uma vez que a posse de dados significa um bem valioso para as empresas, utilizá-los se configura como um desafio. A sugestão das agências de marketing é justamente usar os meios tecnológicos como uma ponte para deixar a comunicação pessoal mais fácil.
Ainda em relação aos meios tecnológicos de desenvolvimento, o próprio barateamento natural dos recursos, hoje vistos como avançados, os tornarão acessíveis para as mais diferentes esferas. Cabe às empresas se organizar para explorar da melhor forma possível a tecnologia.
Por fim, outro ponto relevante lembrado pelo empresário é que, com um maior número de vozes ativas através das redes sociais, manter uma visão transparente para o público e se mostrar engajado nas causas de responsabilidade sociais ganham um peso maior.
Manter uma comunicação honesta, acima de tudo, significa sair na frente diante dos desafios atuais do mercado, conclui José Borghi. Utilizar o marketing para fidelizar o público, mesmo diante da instabilidade dele na internet, se mostra como um dos pontos chaves para o empreendedorismo atual.
Website:
http://us.mullenlowe.com/