Betim-MG--(
DINO - 17 out, 2016) - A gestão eficiente, o volume de serviços e a aprovação dos usuários, são elementos que fazem da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba - Icismep referência nacional em gestão de serviços públicos. Na última sexta-feira, 14, representantes do estado do Espírito Santo visitaram a instituição para conhecer detalhes do modelo, com objetivo de implantar algo semelhante naquele estado. O secretário de estado de Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira, falou sobre a importância da Icismep para a criação do seu modelo de consórcio: "Viemos conhecer a experiência de gestão para aprender com ela e levar para o Espírito Santo. Saio daqui muito satisfeito com a qualidade do atendimento e o altíssimo nível de gestão dos recursos públicos. Queremos aproveitar esta expertise no nosso estado", disse.
A delegação visitou a unidade Toninho Resende, em Betim, que realiza cerca de 300 mil procedimentos ambulatoriais todos os anos e em seguida, assistiu a uma apresentação feita pelo secretário executivo da Icismep, João Luiz Teixeira. Na ocasião, João Luiz apresentou o sistema de agendamento usado pela instituição, que permite acompanhar toda a rotina do usuário. Chamou a atenção o fato de os usuários serem alertados dos procedimentos por SMS, além da gestão do transporte, que contribuem para reduzir o absenteísmo.
O governo do Espírito Santo está montando uma rede de atendimento por meio de consórcio em cada uma das cinco regiões do estado. Desde o início a Icismep vem servindo de modelo. Várias delegações do estado já visitaram a instituição. Em uma delas, além de gestores da área de saúde e de prefeitos de cidades capixabas, estiveram presentes os subsecretários de Gestão Estratégica e Finanças e de Gestão Hospitalar.
Esta não é a primeira vez que a instituição recebe um secretário de estado de Saúde para apresentação do seu modelo. Os secretários de saúde do Rio de Janeiro e de Goiás, já fizeram o mesmo e trabalham para implantar modelo próximo ao da Icismep nos seus estados. O Pernambuco também trabalha nesta perspectiva.
Criada em 1996 como fórum de discussão da saúde regional, a Icismep começou a prestar serviços em 2005 e hoje absorve 80% da demanda por média complexidade para os 30 municípios consorciados. Os números apresentados pela instituição são expressivos: 300 mil procedimentos ambulatórias e 7 mil cirurgias por ano nas suas unidades, além de 4 milhões de procedimentos realizados por meio da gestão clínica e contratos de programa. A instituição tem aprovação dos usuários da ordem de 90%.
Website:
http://www.icismep.mg.gov.br