São Paulo, SP--(
DINO - 17 ago, 2015) - Algumas das consequências menos evidentes da Operação Lava Jato começam a ser percebidas fora do grupo dos envolvidos. Uma delas é a exposição negativa na internet, que vem levando um número crescente de executivos e lideranças a procurar serviços especializados para cuidar de imagem e reputação digital. Para atender essa demanda, uma empresa de consultoria digital com ampla experiência na área e um dos nomes mais respeitados no Direito Digital no Brasil se uniram para oferecer serviços especializados, voltados para o mercado corporativo. De um lado, a MCD (Medialogue Comunicação Digital), que tem entre seus clientes algumas das maiores empresas do Brasil, lideranças políticas e ONGs. De outro, o advogado Alexandre Atheniense, com quase 30 anos de experiência em questões sobre enfrentamento aos ataques ocorridos na mídia digital.
Comunidade no Facebook pede morte ao Lula - A proposta de associar serviços de comunicação e jurídicos nasceu da experiência dos sócios em vários casos envolvendo empresários, executivos, lideranças políticas, ONGs e até ministros de tribunais superiores. "Isoladamente, nem a comunicação nem o Direito têm todas as ferramentas para lidar com a questão. Trabalhando juntos podemos oferecer soluções mais rapidamente, o que é fundamental nesses casos", diz Alexandre Secco sócio da MCD. "Algumas situações demandam enfrentamento jurídico imediato, não se pode brincar", diz o especialista em Direito Digital Alexandre Atheniense. Entre os casos que torna obrigatória a ação conjunta, estão aqueles que exigem a preservação de provas e a retirada de conteúdos de sites e redes sociais. "O Facebook e o Google não costumam dar muita atenção para esses apelos, depois da vigência do Marco Civil da Internet só respondem a decisões judiciais". Recentemente o Facebook recusou um pedido do próprio ex-presidente Lula para remoção de uma comunidade que pede a sua morte. Em um caso emblemático, o Google só removeu um conteúdo considerado ofensivo após a prisão de seu presidente no Brasil por ordem de um juiz federal.
O fim da era da inocência - Uma das questões entre as que mais levantam preocupações são os resultados negativos nas buscas pelo Google. Porém, os desafios enfrentados pelas empresas e lideranças vão muito além disso. Várias companhias estão buscando ajuda para inibir o uso indevido de marcas, agir contra detratores, lidar com os boatos, perfis fakes, spam, trollagem e questões relacionados à segurança da informação. "A era da inocência já se foi", diz Atheniense. Hoje os recursos necessários para promover ataques estão amplamente disponíveis e essas ações podem produzir prejuízos importantes na imagem e no caixa das empresas. "Os prejuízos a imagem são apenas a parte mais evidente, mas as empresas estão percebendo que essas ações também pesam no bolso", afirma Alexandre Secco. Além de profissionais altamente especializados, o serviço de gestão de reputação digital utiliza uma série de ferramentas digitais para mapear riscos e gerar alertas. "Antes isso não era possível, mas a tecnologia já nos permite zelar pela reputação de um número enorme de perfis com segurança, a um custo adequado", diz Secco.
Vidas expostas - Geralmente os serviços são contratados a partir de um estudo chamado de Pesquisa de Imagem e Reputação Digital, que é uma ampla investigação de riscos e suscetibilidades. Imagens familiares, informações incongruentes e despachos oficiais podem ser fontes de grandes problemas e desentendimentos", diz o advogado Alexandre Atheniense. "Precisamos ter a consciência de que estamos muito expostos e que nossa vida está sendo constantemente vasculhada na internet", complementa Secco. "Na web ninguém é dono da própria reputação. Ela está sendo construída, ou corroída, a todo instante", diz ele.
WhatsApp - O atendimento é 24 horas pelo WhatsApp (11 98361-4100) e entre os principais serviços estão:
? Remoção de conteúdos da internet e redes sociais
? Resposta imediata a incidentes digitais
? Combate com enfrentamento jurídico às práticas de trollagem, spam e ação de detratores
? Combate com enfrentamento jurídico ao uso indevido de marcas e ativos de imagem
? Pesquisa de reputação digital para mapeamento de riscos no universo virtual
? Monitoramento de informações e tracking
Contato: Arthur Lopez
artlopez@medialogue.com.br(11) 97549-5517
(11) 2592-0400/0700
Website:
http://www.medialogue.com.br/reputacaodigital/