Releases 05/08/2016 - 11:38

"ODEIO RODEIO" lança campanha colaborativa inédita para conhecer a opinião pública sobre os rodeios


São Paulo, SP.--(DINO - 05 ago, 2016) - Caracterizado por provas de habilidade e resistência dos participantes às custas da contenção de animais por instrumentos de tortura, o rodeio foi criado nos Estados Unidos, no século XIX, e vem, ano a ano, perdendo suas forças. A prática, inclusive, já está proibida em diversas cidades americanas. No Brasil, devido a pressão popular e as ações dos ativistas em defesa dos direitos animais, os rodeios também já estão proibidos em alguns municípios e podem ser encontradas diversas decisões judiciais a favor dos animais ao longo dos últimos anos.

Mesmo com seu declínio já noticiado em veículos de comunicação de grande porte do país, o rodeio ainda resiste no Brasil, e é defendido como um "esporte que faz parte da cultura nacional" por seus praticantes e organizadores. São cerca de 2 mil eventos por ano e, o maior deles, em Barretos, no interior do estado de São Paulo, tem um faturamento médio de 3 milhões de reais por edição, utilizando cerca de 800 animais para o entretenimento do público. Porém, inúmeras vezes, os casos de maus tratos aos animais envolvidos nesse tipo de evento já foram comprovados ? fato que não pode ser ignorado e aceito como parte da cultura de um povo pelos defensores dos direitos animais ?, criando, assim, a necessidade de uma investigação mais aprofundada.

A pesquisa a ser realizada, objeto da campanha colaborativa lançada na plataforma Kickante pelo grupo Odeio Rodeio, tem como objetivo conhecer a real opinião dos brasileiros acerca do assunto. O questionário, elaborado em conjunto com o instituto de pesquisas Datafolha (que também realizará a investigação), apresentará 4 questões a uma amostra de 2 mil pessoas, de diferentes ocupações e graus de instrução, em todo o território nacional. O intuito é aumentar a qualidade de informações concretas para o encerramento ou a modificação no formato dos rodeios e outros eventos que exploram animais para o entretenimento. Para cobrir os custos da ação proposta são necessários 30 mil reais, que deverão ser utilizados para a contratação do serviço do instituto de pesquisa e o pagamento da comissão da plataforma. As doações, a partir de R$ 10, poderão ser realizadas até o final do mês de agosto/16 por meio do link http://www.kickante.com.br/campanhas/odeio-rodeio-pelo-fim-da-tortura-de-animais (ou pelo shortlink bit.ly/campanhaodeiorodeio)

Entre as recompensas oferecidas aos doadores estão kits com itens exclusivos do grupo Odeio Rodeio, e convites para o evento que será realizado na cidade de São Paulo, com coquetel vegano, para a divulgação dos resultados da pesquisa realizada.

Sobre o idealizador

O Odeio Rodeio foi fundado em Osasco/SP, em 2006, pelo ativista de direitos animais Leandro Ferro, também conhecido como Leandro Ativista. O grupo, sem fins lucrativos e, hoje, com um grande alcance em todo o país (mais de 9.500 curtidas na página do Facebook), tem como missão divulgar e dar suporte, inclusive jurídico, a outros grupos e pessoas que desejem interromper a exploração de animais para entretenimento em eventos dessa natureza, além de participar, ativamente, nas ações.

Com mais de 16 mil seguidores em sua página do Facebook, Leandro está há mais de 11 anos à frente da causa animal e, entre diversas ações, realizou a defesa jurídica na primeira CPI de maus tratos animais no Congresso Nacional, em 2015. Além da campanha para arrecadar fundos para a pesquisa que será realizada, também é idealizador de outros projetos como o Voto Animal e o grupo Onda Vegana (Santos/SP).


Website: http://bit.ly/campanhaodeiorodeio