São Paulo--(
DINO - 05 ago, 2016) - Depois de um período de poucas novidades, o Centro de São Paulo voltará a receber um grande hotel de bandeira internacional. Durante evento realizado ontem, na capital paulista, foi anunciado o desenvolvimento do primeiro empreendimento na América Latina da rede francesa B&B Hotels, uma das líderes de mercado na Europa, com mais de 360 hotéis, todos voltados ao segmento econômico. Com 292 quartos, o São Paulo B&B Hotel Luz será construído pela Tarjab Construtora na Rua Florêncio de Abreu, 752, Luz, e tem inauguração prevista para 2019. O projeto recebeu a consultoria de planejamento da Caio Calfat Real Estate Consulting.
Durante a apresentação, o consultor Caio Calfat explicou que a B&B Hotels chega a São Paulo em um momento econômico de retomada do desempenho hoteleiro paulistano. "As taxas de ocupação vêm aumentando nos últimos meses, e está crescendo nos fins de semana também. Os hotéis da cidade tiveram em junho 59,9% de quartos ocupados aos sábados e domingos. Isso empurrou a taxa média mensal para 67,7% de ocupação em junho", disse. Segundo Caio, a perspectiva positiva também é vivenciada pelos hotéis econômicos, que historicamente apresentam boa ocupação na cidade, inclusive no Centro.
De acordo com recente estudo realizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, dos 43 hotéis da região central da cidade, apenas 15 são do segmento econômico/supereconômico. Juntos, apresentam ocupação média de 66,68%. Ainda de acordo com o estudo da consultoria, o leque de atrações culturais e a proximidade com zonas comerciais, instituições de ensino e centros de eventos estão entre os principais fatores geradores de demanda.
Ao explicar sobre o projeto em São Paulo, o CEO da B&B Hotels, Georges Sampeur, afirmou que priorizou o Brasil como o primeiro passo no processo de expansão da marca na América Latina principalmente pelo tamanho do mercado consumidor local. Segundo Sampeur, a crise econômica no país não deve inibir os investimentos da rede, que pretende negociar novos hotéis na região Sudeste e no norte do Paraná para os próximos anos. "Temos como característica ganhar escala rapidamente nos países onde atuamos, mesmo em momentos de oscilação econômica. Quando começamos a operar na Alemanha, nos anos 1990, o país estava em crise. Hoje temos 83 hotéis lá. Na Itália aconteceu a mesma coisa. Vemos muitas oportunidades no Brasil", concluiu.
Econochic - O São Paulo B&B Hotel Luz da Tarjab Construtora terá um modelo de serviço e estrutura que a marca define como "econochic", ou seja, com tarifas baixas, mas produtos de excelência e conforto aos hóspedes, como internet livre e de alta qualidade e design contemporâneo. O diretor da B&B no Brasil, Olivier Coustet, explica que o viajante terá à disposição um sistema de reservas pelo celular ou pelo site da marca, sem a necessidade de recorrer a agências online. "Atualmente, 92% das nossas reservas são pelos nossos próprios canais", disse. Para Coustet, os estudos da Caio Calfat foram fundamentais para adequar o projeto à legislação brasileira e balizar a viabilidade do negócio no país.
Sobre Caio Calfat
Engenheiro civil, atua há mais de 20 anos como consultor no mercado turístico-hoteleiro, atendendo às principais redes de hotéis, construtoras e incorporadoras do Brasil e do mundo. É Vice-presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários do SECOVI-SP e membro do Conselho de Administração da ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) e do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Professor de Planejamento Hoteleiro do MBA Real Estate da FUPAM/ FAU-USP, da FIA/ FEA-USP e da FAU-Mackenzie. Também é autor do livro "Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo ? 150 Anos de História" ? finalista do prêmio Jabuti de literatura em 2015.
Foto: O consultor Caio Calfat; o diretor da B&B Hotels Brasil,
Olivier Coustet; e o CEO da B&B Hotels, Georges Sampeur
Website:
http://www.caiocalfat.com/