(
DINO - 15 fev, 2016) - Na hora de decidir o que comprar ou usar no dia a dia são muitos os aspectos levados em conta, mas, certamente, um deles é a marca do produto ou serviço disponibilizado. Segundo o artigo publicado na revista eletrônica Gestão e Sociedade "Influências das marcas na tomada de decisão do consumidor: Uma revisão teórica", as marcas são um meio utilizado para diferenciar os produtos e são usadas para influenciar as decisões de consumo. "Em um mundo sobrecarregado de informações, fazer avaliações e tomar decisões de consumo pode ser difícil. Marcas destacam-se como um dos principais aspectos de influência sobre os consumidores." Mas você sabe quais são as marcas mais influentes do Brasil? E as mais influentes do mundo? A rede social Linkedln divulgou, em junho de 2015, uma lista com as marcas mais influentes entre usuários do site. O estudo foi publicado na revista Exame.
Fundada em dezembro de 2002 e lançada em maio de 2003, a rede social tem, no mundo, mais de 364 milhões de usuários, sendo que, só no Brasil são 21 milhões. O país, que só perde para os Estados Unidos e a Índia, é o terceiro maior mercado do site. O LinkedIn realizou o estudo por meio da sua ferramenta Content Marketing Score, ela analisa como a audiência interage com os conteúdos que são criados pelas marcas na rede.
No mundo, a empresa estadunidense
Microsoft Corporation conquistou o primeiro lugar como marca mas influente. Fundada em 4 de abril de 1975 em Albuquerque, Novo México, e com sede, hoje, em Redmond, Washington, ela desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. Já no Brasil, o primeiro lugar ficou com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Criada em 1944, a FGV é uma instituição privada brasileira de ensino, pesquisa e extensão. Ela foi fundada com o objetivo inicial de qualificar pessoas para a administração pública do país.
As atualidades, as tendências das empresas e indústrias, bem como as notícias relacionadas ao campo financeiro, à questões de liderança e produtividade, e ao desenvolvimento profissional estão entre os compartilhamentos de maior sucesso. A
Forbes, revista de negócios e economia americana; a revista Harvard Business Review; a International Business Machines (IBM), empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática; a Inc. Magazine; a Hewlett-Packard, famosa HP; o Google, maior saite de busca do mundo; a Salesforce, empresa americana de software; a companhia Domo, Inc; e a EY, a antiga Ernst & Young, uma das quatro maiores empresas de serviços profissionais do mundo, completam, respectivamente, a lista mundial.
Já a
lista brasileira segue com a Vale, mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país; a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev); a Organização Odebrecht, que atua nas áreas de construção e engenharia, químicos e petroquímicos, energia, saneamento, entre outros; a Petrobras; o GPA, maior grupo varejista do país; a Natura, empresa que atua na área de cosméticos; a TAM Linhas Aéreas; a BRF, antiga Brasil Foods S.A., conglomerado brasileiro do ramo alimentício; e a TOTVS, uma empresa brasileira de software.