Belo Horizonte--(
DINO - 05 ago, 2016) - A relação com o corpo e o universo esportivo já fazem parte da história da moda. Nos anos 80, as academias ficaram em evidência e o culto ao corpo saudável nunca esteve tão na moda. Nesta época, celebridades como as top models Cindy Crawford e Claudia Schiffer e a atriz Jane Fonda se tornaram ícones fashion, lançando vídeos de aulas de ginástica. Filmes como "Flashdance" e "Footloose" também lançaram moda e trouxeram notoriedade ao universo dos esportes e da dança.
O fashion fitness surgiu quando as roupas de academia começaram a ganhar as ruas. Rapidamente os elementos esportivos apareceram nas passarelas e os grandes designers de moda perceberam que estes elementos eram ótimas fontes de inspiração e grandes oportunidades de parcerias entre marcas começou a surgir. Paralelamente, a tecnologia e o design começaram a caminhar juntos, formando uma dupla de sucesso neste novo segmento fashion.
Algumas parcerias entre a moda e o mundo dos esportes começaram a despontar e indicar o sucesso para este mercado, foi o caso das coleções assinadas por Stella McCartney, Yohji Yamamoto, Jeremy Scott, Raf Simons e Rick Owens para a marca Adidas. Recentemente Olivier Rousteing, estilista da Balmain, também fechou uma coleção para a gigante Nike.
As parcerias de sucesso não param por aí. Não só renomados designers de moda vislumbraram o sucesso do fashion fitness, grandes celebridades da música como Beyoncé (IVY PARK para a Topshop), Rihanna (PUMA) e Kanye West (Adidas) também assinam coleções fitness grifadas e muito lucrativas.
No Brasil, este segmento também vem ganhando força, as marcas consolidam-se através de coleções cada vez mais elaboradas e através de parcerias com designers de moda ou celebridades do mundo fitness. A tecnologia têxtil também caminha à frente para criar tecidos cada vez mais confortáveis e funcionais, como é o caso das malhas de alta compressão para os exercícios de impacto e até mesmo com proteção UV para prática de exercícios ao ar livre.
O fashion fitness é um mercado em expansão e vem despertando o interesse até mesmo de marcas que começaram em outro segmento . É o caso da loja Specialità Fitness, lançada recentemente pela blogueira Juliana Verly. A loja se originou da marca Specialità Lingerie, já no mercado há quase três anos. "O fashion fitness é mais que uma tendência, é um estilo que veio para ficar, já que é o reflexo do estilo de vida da brasileira, superantenada nos cuidados com o corpo e, ao mesmo tempo, ligada em tendências de moda", afirma Juliana.
Grandes marcas brasileiras de moda casual vêm apostando em coleções paralelas, lançando linhas de activewear, com uma pegada mais esportiva, moderna e urbana, sem perder a identidade da marca principal. É o caso da linha Move da Animale e da Colcci Fitness, segunda marca da já consolidada Colcci. A Originals Farm é outro bem - sucedido exemplo de marca fashion fitness. Nascida da parceria entre a brasileira Farm e a Adidas, já está em sua quinta coleção, sempre causando burburinho no cenário fashion nacional e internacional.
De olho no crescimento dos adeptos ao estilo de vida fitness, que vêm ganhando as academias e redes sociais, o fashion fitness é uma aposta certeira para o mercado em tempos de crise e vem mostrando que as antigas "roupas de academia" podem sim ganhar as ruas e passarelas, fazendo uma mistura moderna entre esporte e looks do dia a dia.
Website:
http://www.specialitafitness.com.br/