Releases 09/05/2016 - 17:49

Saiba as diferenças entre inbound e outbound marketing, por José Borghi, da Mullen Lowe


São Paulo--(DINO - 09 mai, 2016) - Em um mercado extremamente competitivo, onde mudanças no comportamento do consumidor ocorrem com impressionante velocidade, as organizações precisam definir quais as melhores estratégias de marketing, a fim de atender seus objetivos. Conquistar o cliente é sempre preferível, argumenta o co-CEO da Mullen Lowe, José Borghi. Para ele, a lucratividade é sempre decorrente de uma série de fatores combinados, que determinam se uma empresa terá uma trajetória de sucesso ou não. Dessa forma, torna-se imprescindível oferecer conteúdo de alta qualidade para deleite dos consumidores, uma vez que campanhas pobres em significado representam um gasto com om baixos retornos para a imagem da empresa.

O outbound marketing trata-se da forma tradicional de se trabalhar nesse segmento. Há a presença de pesquisas de mercado e os custos costumam ser bastante elevados, já que necessita do envolvimento de vários profissionais e meios de comunicação, além de demandar um grande período de tempo para sua execução. Algumas empresas dão por terminado o processo dessa modalidade de marketing, apenas quando ocorre a efetivação de determinada compra, por exemplo, o que pode implicar em uma longa negociação com o cliente. Para Borghi, que atualmente comanda a Mullen Lowe, conhecida no passado por Borghi Lowe, é fundamental que os gestores percebam quais os reais anseios de seus clientes quanto ao caráter publicitário.

No inbound marketing, a abordagem ao potencial consumidor ocorre de forma natural, já que as marcas seguem indicações do que desperta o interesse das pessoas. O ambiente digital propicia essa aproximação e não há nenhum tipo de pressão para que alguém adquira determinado produto ou serviço, basta que as empresas elaborem estratégias adequadas, de forma a estarem presentes no local e momento adequados. O conceituado líder da agência Mullen Lowe, teve vasta experiência com esse tipo de trabalho na Borghi Lowe e acredita na importância de escolhas acertadas para se atingir o sucesso corporativo.

José Borghi, esclarece que, no marketing outbound, o cliente é abordado de maneira um tanto quanto direta. Dentre outras formas, ele cita o contato telefônico e o envio de e-mails, o que pode causar desconforto e irritação por parte do consumidor. Com o emprego das técnicas sutis do inbound todos sentem-se mais confortáveis, pois torna-se conveniente obter maiores informações acerca de determinado produto que se queira adquirir, sem demasiada pressão quanto ao momento de adquiri-lo, complementa o representante da Mullen Lowe.

Cada empresa deve possuir profissionais capazes de avaliar suas reais necessidades frente ao mercado, afirma Borghi. Segundo ele, não há uma fórmula pronta que dirá qual a melhor forma de se realizar marketing, mesmo com todos os indicativos de que o inbound é rentável e de baixo custo em sua execução, pois é necessário dimensionar as vantagens e desvantagens de cada ação publicitária. É importante que se tenha um mecanismo de mensuração do que os consumidores almejam em termos de abordagem publicitária, atrelado ao uso consciente dos recursos financeiros que a empresa dispõe para tal ação, pois somente dessa maneira cada organização conseguirá equilibrar finanças com o gosto dos clientes, acrescenta o líder da Mullen Lowe.

Website: http://us.mullenlowe.com/