Curitiba, PR--(
DINO - 09 mai, 2016) - Qualquer marca busca ser relevante, principalmente na internet, onde todos os consumidores estão conectados. Assim, pensar na apresentação do web site faz toda a diferença, principalmente em um mercado concorrido como o atual.
As tendências em web design para sites se alteram de um ano para outro, mas alguns itens permanecem, como é o caso da responsividade. Thaisy Sluszz, responsável pelo Marketing e Comunicação da agência Cronomídia, mostra que o que torna tantas mudanças possíveis é a evolução da tecnologia e o aprendizado com a experiência do consumidor. "Durante os anos, os profissionais da área se aprimoram em trazer para o mercado web sites que atendam as exigências atuais do consumidor, como é o caso de visualização em celulares e leitura facilitada".
Entretanto, não necessariamente uma tendência significa novidade. No geral, os itens de web design se relacionam com tendências de anos anteriores, evoluindo aos poucos e com alterações leves, mas significativas.
Para não ficar defasado em 2016, conheça as
principais tendências de web design para sites neste ano. ROLAGEM
O primeiro item é justamente um dos mais polêmicos. Ao mesmo tempo em que alguns portais modernos tendem a diminuir a rolagem da página, ficando até mesmo sem rolagem nenhuma, outros apostam bastante no conteúdo longo de uma página só.
"As duas tendências têm seus prós e contras, e talvez em breve será possível que uma tome a liderança e se distancie da outra na preferência dos web designers", comenta Thaisy. A rolagem curta - com pouca ou nenhuma rolagem - tende a ser mais direta para o leitor, mas tão rápida que gera maior taxa de rejeição (bounce rate, em inglês, quando a pessoa entra na página e sai rapidamente do web site). Já a rolagem longa soa mais natural, mas dificulta na hora de encontrar termos-chave sobre o que deseja ler, sendo necessário muito mais planejamento de conteúdo.
MENUS
Uma das partes do web site em que mais se testa novas formas de aplicação, o menu deve passar a ser cada vez mais presente e ausente ao mesmo tempo. Mas, como assim? Thaisy explica: "os menus continuam presentes em todos os web sites durante a rolagem para baixo (não precisando subir tudo novamente para acessá-lo), mas de maneira "ausente", escondido em uma pequena aba lateral, por exemplo, em que basta clicar ali para ele aparecer".
FONTES
Aqui a tendência é que os web sites busquem usar mais fontes sem serifa, ou bastonadas, em todos os textos, logos, menus e quaisquer elementos estéticos em questão que estejam presentes no design. "A tendência é que tudo fique cada vez mais plano (flat design), já que facilita a leitura em smartphones - cada vez mais usados pelo público para navegar na internet", comenta Thaisy.
IMAGENS PERSONALIZADAS E EM MOVIMENTO
Você já pode ir dando adeus àquelas imagens genéricas encontradas em bancos fotográficos (gratuitos ou pagos) para ilustrar seu website. "A intenção de dar um sentimento de familiaridade maior ao usuário vem fazendo com que muitas marcas prefiram usar imagens próprias do ambiente de trabalho, ou de sua área de atuação, ao invés de recorrer a fotos comuns encontradas pela internet", relata Thaisy.
Outra opção é que as fotos genéricas ao menos sejam da natureza - já que estas se conectam com o leitor em um nível mais emocional. Pequenos vídeos ou GIFs também vêm surgindo como opção interessante para serem usados ao ilustrar seções diferentes dos
web sites corporativos. CORES
Aqui é bem simples: o uso de cores escolhidas para ilustrar o ambiente do site vem ficando cada vez mais ousado. Como são uma importante forma de interagir subjetivamente com o usuário, é sempre bom pensar bem nas cores e nos tons que serão selecionados, mas nada de ficar no básico.
POP-UPS
Outra tendência interessante é o uso de pop-ups de tela cheia para formulários de contato ou login nos web sites. Assim, evita-se ter que carregar outra página e facilita a vida do leitor, pois "deixa o cadastro ainda mais agradável para quem usa touch screen e também aumenta as chances da pessoa realmente preencher o que formulário em questão", explica Thaisy.
PERSONALIZAÇÃO
O que já é bastante utilizado por aí pode aumentar ainda mais: a personalização da Experiência para o Usuário. "Ela vem sendo um diferencial de muitas marcas e agora, no entanto, é preciso elaborar ainda mais personalizações e sugestões de conteúdo, e de notificações e menus, aumentando as possibilidades para que o internauta faça as escolhas e torne a navegação mais útil e atrativa".
VÍDEOS E INFOGRÁFICOS
Algumas pesquisas de marketing apontam que os internautas passam até 100% mais tempo em uma página que tenha um vídeo do que em uma sem. Isso já é tendência nos últimos anos e pode crescer ainda mais. "Na verdade, qualquer
tipo de conteúdo mais interativo que o texto atrai os usuários", afirma Thaisy. Assim, infográficos também são excelentes alternativas para engajar o leitor, cada vez mais ávido por dados concretos que ilustrem o tema em questão.
USABILIDADE
O usuário quer um web site principalmente funcional, não apenas bonito. "Claro que beleza e elegância atraem qualquer um, mas a usabilidade não pode ficar atrás em prol de sofisticação no design da página", alerta Thaisy. "Não adianta nada o web site ser lindo e não funcionar direito". É bastante comum que um internauta saia de um web site por ter problemas de navegação, ou porque algo não funciona como deveria. Por isso, a usabilidade é até mais importante que a estética.
TENDÊNCIAS RECORRENTES
Além das tendências de 2016, algumas de 2015 se afirmaram e continuarão em alta, como é o caso de web sites responsivos, ou seja, adaptados para diferentes tamanhos de tela de smartphones e tables; e o uso do flat design, que torna tudo mais simplificado, clean e de fácil visualização.
***
Já deu para perceber que ficar sempre por dentro das tendências do mundo online é fundamental para o sucesso do seu website e, consequentemente, da sua marca. Quer um web site incrível, inovador e com preço que cabe no seu orçamento? Fale com a Cronomídia! Acesse:
www.cronomidia.com.br.
Website:
http://www.cronomidia.com.br