Aracaju, Sergipe--(
DINO - 06 jun, 2016) - Nos dias 9 e 10 de junho Aracaju será a capital nacional da educação a distância. Estudiosos de todo o país se reunirão no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes ? Unit ?, durante o Seminário Nacional promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância ? Abed. O tema-central do evento é "Educação a distância no Brasil: derivativa ou inovativa?".
"Quando, falando sobre a aprendizagem a distância, perguntamos sobre o grau de "derivação" (dependência de processos e conteúdos essencialmente do passado) e "inovação" (constante procura e uso de novos processos e conteúdos), vemos que todas as instituições que militam na EAD no Brasil têm características derivativas e inovativas, em dosagem e intensidades que variam. O uso do legado de práticas pedagógicas do passado pode ser justificado apenas enquanto elas trazem bons resultados implícitos e feedback explícito dos estudantes e educadores envolvidos. Mas espera-se que todas instituições com programas EAD estejam experimentando novas práticas, de forma a enriquecer a experiência de aprender e aumentar a compreensão do estudante", analisa o presidente da Abed, Fredric Litto.
A programação do seminário inclui palestras com profissionais renomados, sobre indicadores de qualidade para EAD; novas abordagens de ensino e aprendizagem; ambientes virtuais interativos e multiplataformas online; modelos de videoaula para educação a distância; ofertas de disciplinas online em cursos presenciais; EAD como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS, entre outros assuntos.
A diretora de Educação a Distância da Universidade Tiradentes, professora Jucimara Roesler, reforça a importância da realização do seminário em Sergipe. "É um evento que traz os principais pesquisadores do cenário nacional, que vêm implementando práticas de educação a distância e, portanto, estão à disposição da comunidade de Aracaju e de toda a região Nordeste para discutir, debater todas essas diferentes práticas", destaca.