São Paulo - SP--(
DINO - 18 jun, 2015) - Financiamento coletivo é quando várias pessoas se identificam com o seu projeto e resolvem contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.
Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que quer. É uma contribuição em troca de uma recompensa. Aliás, esta é outra marca do financiamento coletivo, todos os contribuidores recebem uma recompensa ? pode ser um agradecimento em rede social, um CD, uma camiseta personalizada, ingresso para shows, entre outros (veja
Crowdfunding: Sugestões de Recompensas que Funcionam ).
É simples, você cria uma campanha de arrecadação de fundos e as pessoas que gostarem de seu projeto, podem contribuir para que você possa lançá-lo. Não importa qual é o seu projeto (ONGs, Músicos, Empreendedores, Atletas, entre outros), se você necessita de fundos para tirá-lo do papel, pode criar a sua campanha de arrecadação em uma
plataforma de financiamento coletivo como a Kickante .
E sabe o melhor? Não tem burocracia! Antes, era preciso provar por A+B a um banco, patrocinador, filantropistas, distribuidores ou investidor anjo que o seu projeto é viável e pode sim fazer sucesso. Agora, os trâmites são outros e quem deve ser convencido é o seu público-alvo, que virá a se tornar a sua própria fonte de recursos para implantação do projeto.
DIFERENÇA ENTRE FINANCIAMENTO COLETIVO E CROWDFUNDING
Se está na dúvida sobre o que significa cada nomenclatura e qual deverá utilizar para arrecadar fundos para seu projeto, saiba que são a mesma coisa. Isso aí, com as duas, você pode arrecadar fundos para tirar o seu projeto do papel e torná-lo realidade!
Crowdfunding, traduzido ao pé da letra, significa financiamento feito por uma multidão, ou seja, Financiamento Coletivo!
Há um vídeo bem legal sobre como funciona a arrecadação de fundos:
https://www.youtube.com/watch?v=YOKYvgcCtkcWebsite:
http://www.kickante.com.br/