Releases 10/06/2016 - 18:17

Cosmético personalizado, do jeito que você gosta, é destaque do 11º Congresso Consulfarma


São Paulo, SP--(DINO - 10 jun, 2016) - Que tal poder escolher a fragrância, a embalagem e a base do cosmético que você usa em casa? Essa foi a forma escolhida pelo setor de cosmeteria para apresentar de maneira simples e lúdica algumas das novidades do 11º Congresso Consulfarma, que acontece entre os dias 7 e 9 de julho no Anhembi, em São Paulo. O evento, promovido pela Consulfarma, antecipa lançamentos e tendências do setor magistral e apresenta os princípios ativos que chegam primeiro às farmácias de manipulação antes de serem lançados pela indústria.

O Congresso Consulfarma terá ilhas de tratamento para o combate a problemas como manchas, rugas, celulite, acne e estria. "Os profissionais irão orientar os visitantes a escolher o ativo de acordo com as suas necessidades", diz o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico do Congresso. "Desta forma, será possível levar para casa a amostra de um produto customizado". Os visitantes poderão escolher, ainda, a maquiagem de acordo com o tom de pele, e a fragrância de perfumes que também terão efeito hidratante.

Este ano o Congresso trará diversos palestrantes e mais de 30 novos cursos, simpósios e palestras ? todos eles coordenados por profissionais brasileiros e estrangeiros considerados referência no mercado. Um dos objetivos do evento é capacitar o profissional da saúde em relação à prescrição de medicamentos e mostrar ao público as inúmeras soluções oferecidas pelas farmácias magistrais (de manipulação). Hoje, as fórmulas manipuladas, além de práticas e sustentáveis, têm sido procuradas cada vez mais pelo fato de também serem mais econômicas. Elas chegam a custar para o cliente final cerca de 80% menos em relação a um produto industrializado.

Protetor que sintetiza vitamina D aumenta o tempo de exposição ao sol
O primeiro filtro solar brasileiro que permite a síntese de vitamina D sem comprometer a proteção contra os raios UVA e UVB, também será uma das novidades apresentadas no congresso. "É um grande orgulho, para mim, ter participado e idealizado esse projeto baseado em dados científicos e testes in vitro", diz Portilho.

De acordo com o farmacêutico, o Filtro Solar D vai mudar todo o conceito de exposição solar existente até hoje, possibilitando que as pessoas possam se expor ao sol por mais tempo sem se preocupar com a radiação. "Agora, os médicos podem recomendar que os pacientes tomem sol para aumentar a síntese de vitamina D sem comprometer a pele", explica Portilho.

Até então, o nível de proteção da pele contra a radiação UVB por meio de fotoprotetores era inversamente proporcional à síntese de vitamina D. Ou seja, os filtros solares inibiam a produção da vitamina em nosso organismo. Isso significa um grande problema, uma vez que pelo menos 80% da vitamina D é sintetizada pela pele a partir da exposição direta à luz solar.

O cosmético estará disponível somente para as farmácias de manipulação e será apresentado em duas versões: Fator de Proteção Solar (FPS) 15 e PPD (proteção UVA) 30 e FPS 30 e PPD 45. "Isso, por si só, já caracteriza uma nova tendência, pois os filtros solares existentes no mercado oferecem PPD inferior ao FPS. Geralmente, ele correspondente a um terço", diz Portilho. Com esse avanço, os novos fotoprotetores adquirem ainda mais capacidade de proteger a pele contra o envelhecimento precoce.

Outras novidades

O congresso também trará à tona outros temas atuais, como estratégias para melhorar o desempenho de atletas de alta performance, novidades no tratamento do melasma, peelings farmacêuticos, nutracêuticos que realmente funcionam e tratamentos avançados em terapia capilar. "Hoje em dia é muito comum a prática de manipular dermocosméticos e nutracêuticos com a finalidade de disponibilizar tudo o que o consumidor precisa para envelhecer com beleza e saúde", diz Portilho.

Um encontro das maiores empresas do setor magistral no País

A Consulfarma foi fundada em 2000 pelo professor Maurizio Pupo com a missão de oferecer ao setor farmacêutico e cosmético do Brasil assessorias técnicas de marketing farmacêutico e cosmético tornando-se empresa líder no segmento de propaganda médica diversificando e atuando nas áreas cosmética, nutracêutica e médica. A empresa conta com uma equipe mais de 100 profissionais que atuam em diversas áreas.

Em 2005 a empresa passou a realizar seminários nas principais cidades do Brasil e também lançou o Congresso Internacional Consulfarma que viria a se tornar o maior neste segmento no Brasil. O Congresso Internacional Consulfarma é atualmente um dos maiores sucessos da empresa e reúne expositores de áreas diversas como farmacêutica, nutracêutica e cosmetologia. O evento é considerado um dos mais importantes do setor no país e completa 10 anos em 2015.

Em 2006 a Consulfarma lança sua divisão de Pós-Graduações em Cosmetologia, o IPUPO Pós-Graduações, com a missão de formar profissionais de todas as áreas nas ciências cosméticas e contribuir com o mercado cosmético brasileiro através da qualificação profissional e conta atualmente com mais de 5 mil profissionais formados em Cosmetologia.
Em 2008 a Consulfarma e o IPUPO inauguram na cidade de Campinas seus estúdios com plataformas para ensino a distância e gravação de conteúdo a fim de levar o ensino da Cosmetologia para todo o Brasil.

Em 2015 e sempre ligado às mais novas tendências mundiais em cuidados com a saúde e beleza é lançado o Congresso Hi-Nutrition, o primeiro congresso do mundo a focar exclusivamente o uso dos Nutracêuticos no tratamento da saúde, longevidade e beleza, sendo destinado a nutricionistas, médicos e farmacêuticos.

"A Consulfarma e o IPUPO são hoje as maiores empresas de consultoria e educação do setor farmacêutico, cosmético e nutracêutico do Brasil e trabalham continuamente para qualificar profissionais e trazer ao país o que há de mais moderno no mundo nas áreas em que atua.", conclui Lucas Portilho

Website: https://www.consulfarma.com/#