Campinas, SP--(
DINO - 31 mar, 2016) - Por mais de dez anos a CPFL Energia vem incentivando e promovendo a cultura no Brasil através de ações do Instituto CPFL e em 2016, com o apoio ao III FMCB - Festival de Música Contemporânea Brasileira, a empresa proporcionou uma oportunidade especial aos pacientes do Centro Infantil Boldrini, maior centro infantil de tratamento contra o câncer da América Latina.
Os músicos Waleska Siecskowska, Anderson Fiorelli, Thais Nicolau e Ana Carolina Sacco, apresentaram obras de Edmundo Villani-Côrtes, Sebastião de Barros e J.S. Bach. O evento foi realizado na brinquedoteca do hospital, onde as crianças tiveram a oportunidade de brincar, dançar e cantar diversas cantigas infantis, além de conhecer de perto o teclado, o violoncelo e o violino. Segundo a coordenadora pedagógica do Hospital, Luciana, "projetos como esse são fundamentais, pois transcendem os muros do hospital, e fazem com que as crianças não se sintam privadas de atividades culturais durante o tratamento."
Além dos músicos, o evento contou com a presença de Mario Mazzilli, diretor superintendente do Instituto CPFL, Daniela Pagotto e Graziella Ortuso, responsáveis pela produção do Instituto, e a equipe de produção da Sintonize Produtora Cultural. Esse é o terceiro ano que o FMCB faz sua pré-estreia na Brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini de Campinas, levando mais alegria e leveza ao dia a dia dos pacientes e seus acompanhantes. Segundo uma das enfermeiras do hospital, a "música deixa o mundo das crianças mais colorido, fazendo com que o tratamento seja mais positivo e tenha mais resultados." Claudia Leite, brinquedista do Centro, diz que a participação do FMCB foi muito especial, "pois ajudou a alcançar um dos principais objetivos da Brinquedoteca, que é tirar o foco da doença e levar alegria à rotina dos pacientes."
O Festival teve a abertura oficial na sala Umuarama do Instituto CPFL no dia 16 de março, seguida de dois dias de apresentações de trabalhos científicos e apresentações artísticas no auditório da ADunicamp na Unicamp, e o encerramento no dia 19 de março, no Teatro Municipal José Castro Mendes com o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Todos os eventos foram gratuitos e abertos a toda a comunidade.
O III FMCB é idealizado e produzido pela Sintonize Produtora Cultural e foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo PROAC ? ICMS (Lei nº 12.268), recebendo patrocínio da CPFL Energia, Secretaria de Cultura de Campinas e do Ministério da Educação, por meio do programa da PAEP da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Recebe também o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB). O III FMCB tem como parceiros Instituto CPFL, UNICAMP, Instituto de Artes, Univesp TV e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).
Website:
http://sintonizenacultura.com.br/