Releases 29/09/2016 - 16:48

Colégio Benjamin Constant participa do XXII Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas do Brasil


São Paulo - SP--(DINO - 29 set, 2016) - O Colégio Benjamin Constant embarca para Natal (RN) para participar do XXII Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA) associadas à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro. O Colégio será representado pelo Presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, Sr. Stefan Graf von Galen; sua diretora, a Sra. Magda von Galen e um integrante do grupo de professores responsáveis pelos projetos desenvolvidos na escola.

Esta ação promovida anualmente pelo PEA ? Programa das Escolas Associadas à UNESCO ? tem a missão de reunir representantes de escolas da rede pública e da rede privada de ensino a fim de serem discutidos temas que norteiam a Educação para a Paz, sendo que na programação do evento, além de palestras, consta a apresentação de projetos desenvolvidos nas instituições participantes do programa como forma de compartilhar ideias, metodologia, estratégias, recursos pedagógicos e resultados obtidos.

A participação do Colégio Benjamin Constant visa ampliar sua parceria com a UNESCO, promover a integração e a parceria com outras instituições de ensino e profissionais, avaliar tendências, novos conceitos pedagógicos e filosóficos. A diretora von Galen explica: "A linha pedagógica do Benjamin Constant tem muita correlação com as propostas da UNESCO, existindo uma comunhão de parcerias."

Vale mencionar que o Colégio Benjamin Constant foi a primeira escola de São Paulo a ser associada à UNESCO, tendo seu reconhecimento como escola integrante do PEA em 1992. Desde então, faz parte de uma rede internacional de escolas que trabalham pelos ideais da cultura de paz, formando crianças e jovens com os "princípios da tolerância e o respeito aos direitos humanos, à democracia e à fraternidade, que conduzem à paz e à compreensão internacional".



Sobre a UNESCO:
A UNESCO, com sede em Paris, foi criada em 1945 em virtude das marcas deixadas por dois grandes conflitos mundiais ? a Primeira e a Segunda Guerra -, acreditando que os acordos econômicos e políticos não são o suficiente para a construção de ideias de paz, mas que esta cultura seja erguida, também, com base na solidariedade intelectual e moral da humanidade, apresentando como premissa a frase: "Se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz" Atualmente conta com quase 200 países associados, tendo como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, reduzindo a pobreza, promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, através da educação, das ciências, da cultura, do tombamento de patrimônios históricos, da comunicação (liberdade de imprensa) e da informação.

Histórico do Colégio Benjamin Constant
Há 115 anos mantendo a tradição alemã e tendo a língua alemã como a 1ª língua estrangeira a ser ensinada - seu grande diferencial -, o Colégio Benjamin Constant forma o aluno, buscando o desenvolvimento de todas as suas habilidades a fim de que seja capaz de interagir com o mundo e a sociedade de forma crítica e consciente.

Destacando-se como um dos principais colégios de São Paulo, o Colégio Benjamin Constant tem, também, a preocupação de desenvolver ações para preservar, resgatar e perenizar hábitos da cultura alemã.

Na busca constante pela excelência educacional, na valorização das relações família e escola, no respeito às diferenças e no compromisso com a sustentabilidade, contando com uma filosofia educacional baseada na abordagem humanística, o Colégio tem como missão promover ao educando uma formação multicultural, através da aquisição dos diferentes saberes, utilizando-os para intervir no mundo que o cerca; e, como visão, consolidar a educação no Colégio Benjamin Constant como referência de escola que vai além de tendências e rompe fronteiras.

www.colegiobenjamin.com.br