São Paulo - SP--(
DINO - 26 out, 2015) - Entre as máximas do marketing digital, uma das mais comuns consiste na seguinte ideia (muitas vezes, propagada até mesmo por parte de renomados profissionais em eventos e palestras): "Investir em marketing digital é barato"!".
"Barato?" Mas o que você considera "barato"?
Como quase tudo na vida, a noção de algo "barato" pode ser muito relativa.
Há mais de doze anos trabalhando diariamente com marketing digital, frequentando eventos e palestras constantemente e adquirindo conhecimento com a intenção de proporcionar os melhores resultados para as empresas que atendemos, entendo que essa máxima está totalmente ERRADA!
Talvez o que leve algumas pessoas a acreditarem nessa bobagem é a comparação que se faz, por exemplo, entre o marketing digital e a televisão ou revista. Neste caso, é certo que a internet oferece a possibilidade de se iniciar um trabalho com um investimento menor (o que não quer dizer que seja "barato") do que mídias como a televisão, o rádio, jornais e revistas.
Quer entender melhor essa relação?
Vamos considerar o anúncio da sua marca, produto ou serviço em uma página de revista. Dependendo do nível de distribuição e da sua periodicidade, 1 página inteira da sua publicidade pode custar, em média, desde R$ 5.000,00 até uns
R$ 400.000,00.
Além de analisar o valor, outra coisa que precisamos ponderar é a capacidade de se mensurar esse resultado. Isto porque, nesses tipos de ação off-line, a compreensão de resultado geralmente se baseia na sua percepção, ou seja, não é possível controlá-la totalmente, embora você pague o valor cheio e espere o melhor retorno.
No caso da internet (e, portanto, do marketing digital), você pode investir um pouco e controlar o resultado todos os dias, analisando a performance do anúncio para que, com base nisto, possa direcionar melhor os seus esforços. Assim, você inicia a sua ação com 1 página (esteja ela muito bem feita ou não) e com algumas campanhas de Google AdWords. E, da mesma maneira como em uma revista que circule em todo o País, essa campanha pode ganhar alcance nacional, com a diferença de que, no Google, você tem a possibilidade de investir inicialmente uns R$ 200,00, por exemplo.
Duzentos reais representam um valor bem mais "barato" do que o custo de um anúncio em uma revista?
Essa resposta também é relativa.
Na minha opinião, todas as mídias oferecem resultados. Trabalhando de forma correta, entendendo o negócio e atingindo o seu público-alvo, elas trazem resultados. Mas é justamente na articulação entre todos esses aspectos que se encontra o maior desafio. Para que se consiga associá-los da melhor maneira possível é preciso uma boa dose de conhecimento, e esse é um quesito que por si costuma exigir um investimento maior. Afinal, ele não deve ter saído "muito barato" para quem o tem.
Website:
http://www.linkbrand.com.br/marketing-digital-e-barato/