SÃO PAULO - SP--(
DINO - 10 mai, 2016) - Você conhece a parábola do lenhador? Quem está afiando seu machado agora, nesta época de crise? Além de cortar custos e reduzir verbas de marketing e investimentos o que sua empresa está fazendo para quando a crise passar? E para não perder o mercado já conquistado?
No Marketing Digital afiar o machado, é por exemplo, avaliar a eficiência do seu site. E isto significa, saber se é otimizado para os mecanismos de buscas (como o Google), avaliar se o site é responsivo, ou seja, que se adequa para todos os tipos e tamanhos de telas de smartphones e tablets. Se possui formulários de captação de emails e informações estratégicas dos seus prospects para uso da sua empresa.
Extremamente importante para qualquer empresa é possuir novos contatos de pessoas que podem virar clientes da sua empresa, correto? E até alguns anos atrás, com o "velho marketing" as empresas possuíam vendedores que ligavam, mandavam spam por email, anunciavam na televisão seus produtos e corriam atrás dos seus clientes.
Pois é amigos, isto é passado!
Hoje temos um novo marketing, chamado de Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, onde a principal diferença é que os clientes vêm até você!
Isso mesmo, criando um estudo de como é o seu cliente ideal, construímos o que chamamos de "persona". E através de um blog junto com seu site, se produz conteúdo atuando diretamente nos problemas e nas dúvidas da personificação do seu cliente ideal e desta maneira, quando ele pesquisar em sites de busca sobre determinado assunto ou dúvida, a chance de encontrar sua empresa é muito grande! E claro, que existem técnicas para isso, por isto precisa ter uma empresa especializada para fazer este trabalho.
Numa primeira fase, que chamamos de atração de visitantes, o cliente potencial se interessa pelo seu conteúdo, que você fornecerá de graça para ele, pedindo somente o nome, email e talvez a empresa que ele trabalhe.
Com estas informações, você vai partir para a segunda fase da sua estratégia. A fase de Relacionamento e Nutrição dos Contatos. Com o cadastro do email para ler seu primeiro conteúdo a pessoa ou empresa autoriza você a se relacionar com ela. E é isso que você vai fazer. Então, você vai se relacionando com esse contato, enviando conteúdos por email dele relativos ao conteúdo que ele se interessou.
Pensemos numa estratégia e um fluxo de conteúdo para as pessoas em diferentes estágios na jornada de compra do consumidor. Tudo isto é feito através de ferramentas de automação de marketing, onde você programa os disparos de email e cria regras para cada tipo de perfil e de ações relacionadas a quem abriu os emails e clicou nos diferentes links dentro do email.
Dependendo do tipo de conteúdo que o cliente potencial está consumindo, você vai identificando o momento em que ele se encontra dentro da jornada de consumo e no momento certo você vai orientar um vendedor da sua empresa para entrar em contato com esta pessoa ou empresa.
Após o seu contato comercial fechar ou não a venda, é hora de analisar o resultado. Saber quais conteúdos estão convertendo mais contatos em clientes ou quais conteúdos estão tendo uma rejeição maior.
E com isso irá alinhando sua estratégia. Esta é a parte de Análise do Processo.
Enfim, para as pessoas que estão lendo este artigo agora e ficaram interessadas em conhecer o Inbound Marketing, disponibilizamos contato por email para os interessados e serão dadas orientações sobre o assunto, com uma avaliação gratuita da situação atual do site, para que saiba como pode entrar com força total no novo marketing, afiando seus machados para se destacarem quando a crise passar.
E se o seu segmento não está em crise, melhor ainda, é tempo de se modernizar e fazer com que os clientes batam na sua porta em vez de você desperdiçar dinheiro com uma equipe de vendas que ainda vai atrás dos clientes e muitas vezes dá com a cara na porta, com enormes desperdícios de tempo e dinheiro.
Israel Scussel Degasperi é palestrante e consultor de marketing digital há mais de 8 anos. Israel também trabalha com o capital humano, para extrair o melhor dos seus funcionários garantindo um resultado ainda melhor dos seus projetos.
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