(
DINO - 21 dez, 2015) - Nascido em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, José Borghi decidiu trilhar o caminho da publicidade quando, a convite de sua irmã, foi assistir uma apresentação de peças publicitárias premiadas no aclamado
Festival de Cannes. Nesta época ele ainda estava terminando o colegial e não imaginava que dali alguns anos, ele mesmo seria aclamado em Cannes. Decidido a entrar no mundo publicitário, ingressou no curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
O futuro criador da Borghi Lowe iniciou sua carreira na Standart Ogilvy, como redator em 1989, e depois seguiu seus passos profissionais em outras grandes agências. Trabalhou na Talent, na FCB, na DM9/DDB e foi VP de Criação e Presidente da Agência Leo Burnett. No final de 2002 José Borghi deixou a Leo Burnett para fundar, ao lado de Erh Ray, a BorghiErh ? que, futuramente, se transformaria na Borghi Lowe com a saída de seu sócio. Em 2006 a Lowe, pertencente ao grupo Interpublic, se fundiu com a BorghiErh e acresceu seu nome à agência. Pouco tempo depois Erh Ray se desligou do projeto e a empresa passou a se chamar Borghi Lowe. Graças ao talento e criatividade do publicitário, a agência teve um crescimento meteórico e em menos de 5 anos estava entre as 10 agências mais importantes do mercado publicitário brasileiro.
Ao longo de toda sua carreira José Borghi trabalhou com grandes anunciantes do mercado publicitário, como Honda, Alpargatas, Asia Motors, American Express, Delta Airlines, Kellogs, Abril, Grupo Folha e outros. Desses trabalhos nasceram campanhas que marcaram a história da publicidade brasileira e a memória do público, tais como a inesquecível "É o Amor" da Sazon e os "Mamíferos" da Parmalat.
O trabalho constante e o talento de José Borghi renderam a ele um grande prestígio no mundo publicitário e a admiração de colegas de agências concorrentes. O fundador da Borghi Lowe é considerado, atualmente, um dos
20 publicitários mais influentes do Brasil e sua agência ocupa a quarta posição entre as maiores agências de publicidade do país, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE.
O talento e a capacidade de cativar o público também foi reconhecido em diversas
premiações ao redor do mundo. O publicitário contabiliza, em seu currículo, sete troféus no London Festival, outros onze no The New York Festival e dez prêmios no The One Show. E o maior prêmio de todos: o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes ? um orgulho para a publicidade nacional, já que é a única estatueta deste tipo conquistada por um publicitário brasileiro. Além destes, ele ainda conquistou outros doze Leões de Ouro em Cannes.
Com o anúncio da fusão do grupo Mullen com a Lowe&Partnes, a Borghi Lowe passará a se chamar Mullen Lowe daqui por diante devido a uma decisão do Interpublic Group, que já havia alterado o nome de suas filiais em Nova York e Londres e José Borghi será seu CEO e responsável pela criação. O nome da agência mudou, mas o homem por trás de uma das marcas mais respeitadas da publicidade brasileira continuará o mesmo.
Website:
https://www.facebook.com/mullenlowebrasil/posts/809017985850445