Releases 14/06/2016 - 11:53

Como aplicar e investir na bolsa de valores


Curitiba,PR--(DINO - 14 jun, 2016) - A Bolsa de Valores é um espaço onde se negociam ações de capital aberto, seja público ou privado, ou então valores imobiliários. O sistema de negociações pode ser em um local físico ou por meio do sistema eletrônico. Assim, as pessoas negociam ações de títulos e valores imobiliários. No Brasil, as bolsas de valores funcionam como sociedades anônimas, que visam os lucros por meio dos serviços oferecidos. Muitas pessoas têm dificuldades para entender como ocorrem as aplicações e, também, de que forma são realizados os investimentos.

Para quem não sabe, uma ação é sempre a menor parte de todo o capital de uma empresa. Ou seja, é um pequeno pedaço ou fatia de uma empresa. Dessa forma, quando uma pessoa adquire ações de uma empresa, passa a ser sócia da mesma. Existem dois tipos de ações, veja:

- Ordinária Nominativa (ON): Neste tipo de ação o sócio tem direito ao voto em assembleia. Dessa forma, participa das decisões e definições que serão tomadas na empresa;

- Preferencial Nominativa (PN): O sócio não tem direito ao voto. Porém, recebe os dividendos da empresa.

Toda empresa divide seus lucros com os acionistas, em alguns casos mensalmente e em outros a cada três meses. Porém, os dividendos são diferentes em relação ao tipo de ação (ON e PN). Geralmente, as preferenciais nominativas recebem dividendos maiores, quando comparadas com as do tipo ordinária nominativa. Outra coisa que todo investidor precisa saber: as ações do tipo PN são vendidas e compradas com mais facilidade, mas algumas empresas só disponibilizam ações ordinárias nominativas.

Você sabe como investir na Bolsa de Valores?

Todas as ações das empresas são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Toda negociação é realizada por meio de corretoras habilitadas na CVM (Comissão de Valores Imobiliários). Quem tem interesse em comprar e vender ações deve fazer um cadastro na corretora, informando nome, profissão e endereço. Além disso, é obrigatório entregar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. Com isso, a corretora abrirá uma conta do investidor na Bovespa. Depois disso, o investidor já pode começar a comprar ações, que podem ser compradas de três maneiras:

- Fundos de Investimento: Tem a mesma dinâmica de um condomínio, onde cada investidor possui uma cota, correspondendo ao total de ações que o fundo tem;

- Clubes de Investimentos: Pode ser formado por um grupo de amigos ou familiares, tendo uma característica informal, quando comparado com o Fundo de Investimento. Pode ter de três a 150 pessoas participando do Clube de Investimento;

- Individual: A pessoa controla o que comprar e vender, podendo ter à disposição um consultor da corretora.

Existem várias taxas que devem ser pagas para a participação em uma Bolsa de Valores. Não há valores mínimos para investir em ações, mas quem investe valores pequenos como R$ 1.000 deve optar pelo fundo ou clube de investimentos. Quem pretende investir ou aplicar em ações deve saber que correrá riscos, visto que ocorrem muitas variações nos preço das ações, mas investir sempre gera lucros.

E você está pensando em investir ou aplicar em Bolsa de Valores? Quais são as suas dúvidas? Tem medo dos riscos? Conheça mais sobre a Bolsa de Valores e as principais notícias sobre a área no site www.bolsavalores.net ou em www.bmfbovespa.com.br.
Website: http://www.bolsavalores.net