(
DINO - 08 set, 2015) - A Coca-Cola, mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, vai levar muitas novidades para a edição de 2015 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece de 3 a 12 de setembro, em Fortaleza. Uma exposição de tochas de Jogos Olímpicos estará no centro de convivência. Além disso, a empresa vai distribuir entre os atletas dois pares de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e ainda vai selecionar 10 participantes, entre professores e alunos, para serem indicados como condutores da Tocha Olímpica Rio 2016. O espaço Coca-Cola vai receber ainda visita de ilustres personalidades do esporte: o campeão olímpico Nalbert e a tetracampeã de skate Karen Jonz.
Os nomes dos indicados como condutores serão definidos com o mesmo critério adotado na campanha de nomeação nacional da Coca-Cola, dentro do conceito "Isso é Ouro". Criado para reconhecer pessoas que usem o movimento para inspirar e incentivar os outros, esse conceito pretende descobrir histórias entre os jovens e os professores que ratifiquem o compromisso de legado que a empresa estipulou para os Jogos Olímpicos: o de estimular a prática de uma vida mais ativa.
Para Flavio Camelier, Vice-Presidente da Coca-Cola Brasil para Jogos Olímpicos Rio 2016, os Jogos Escolares da Juventude são um grande exemplo do conceito de vida ativa, grande legado que a empresa quer deixar para além da maior competição esportiva do mundo. "Essa edição dos Jogos Escolares será ainda mais especial. Vamos buscar histórias inspiradoras da prática de vida ativa para participar do Revezamento da Tocha Olímpica 2016. Esta é mais uma forma de incentivarmos à prática de atividades esportivas e compartilhar com esses jovens a nossa longa história com o esporte, uma vez que somos patrocinadores dos Jogos Olímpicos desde 1928, em Amsterdã, e do Revezamento da Tocha desde Barcelona, em 1992"
Além do contato com os atletas e com a Tocha Olímpica, no espaço da Coca-Cola os jovens poderão participar de um jogo com atividades lúdicas e esportivas, tanto no centro de convivência como no ambiente digital. Os atletas com mais pontos nas atividades (um da etapa de jogos individual e ouro dos jogos coletivos) ganharão, cada, um par de ingressos além de transporte e hospedagem para assistir a alguma partida dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Campeões entre os jovens
O medalhista de ouro em Atenas e ex-jogador de vôlei, Nalbert, e a tetracampeã mundial de skate, Karen Jonz, estarão em Fortaleza nos dias 4 e 8 de setembro, respectivamente, no estande da Coca-Cola.
"Os Jogos Escolares são uma competição que vem ganhando importância ano a ano, revelando muitos jovens para o esporte brasileiro e formando uma base cada vez mais forte e presente nas delegações brasileiras que participam de competições mundiais. Paralelamente, tem tudo a ver com o legado de vida ativa que a Coca-Cola esta promovendo para além dos Jogos Olímpicos, algo que eu abracei e quero transmitir para todos eles", afirma Nalbert.
Nalbert: Campeão Olímpico de vôlei em Atenas 2004, o ex-jogador de vôlei tem 41 anos e foi pré-selecionado pela Coca-Cola como condutor da Tocha Olímpica por sua atuação direta na propagação da mensagem do esporte entre os jovens. Conhecido por sua disposição e vontade de compartilhar ensinamentos, Nalbert roda o Brasil com palestras, clínicas de vôlei e outros projetos voltados à Educação.
Karen Jonz: A atleta de 30 anos é o grande nome feminino do skate nacional, tendo sido campeã mundial em quatro oportunidades e a primeira brasileira a conquistar um ouro nos X Games. Karen é parceira da Coca-Cola não apenas como um representante de vida ativa e de juventude proativa, mas também no universo da moda, onde já assinou coleção de roupas lançada pela Coca-Cola Clothing.
Parceria com o COB
De responsabilidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares são a principal base para desenvolvimento e descobrimento de atletas brasileiros, movimentando escolas e estudantes entre 12 e 17 anos de todo o Brasil. Serão duas etapas: Fortaleza esse ano recebe os atletas na faixa de 12 a 14 anos, do dia 3 a 12 de setembro, enquanto Londrina será a sede dos estudantes de 15 a 17, de 12 a 21 de novembro.
"Além do caráter educacional, cultural e social, os Jogos Escolares da Juventude servem também para a identificação e desenvolvimento de talentos para o esporte de alto de rendimento. Esses atletas escolares criam uma perspectiva também de servir às seleções brasileiras e com isso o desempenho melhora. Para se ter uma ideia, na delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 tivemos 75 atletas das 14 modalidades esportivas que integram o programa dos Jogos Escolares e do Pan. Nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, 72% da delegação brasileira passaram pelos Jogos Escolares. A parceria com a Coca-Cola, desde 2013, demonstra a importância da competição em todas as suas frentes, formando cidadãos e atletas", explica Edgar Hubner, gerente geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil.
Assim como os Jogos Escolares, a Coca-Cola tem outros projetos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, todos com o foco em vida ativa. O Festival das Escolas, uma iniciativa que vai agitar e provocar os estudantes de diversas escolas do país a se movimentarem, e o Geração Movimento, projeto de capacitação e apoio aos profissionais de educação física.
FEMSA
A FEMSA Brasil, fabricante da Coca-Cola no Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e região serrana do Estado do Rio de Janeiro estará representada pelos mais de mil atletas e professores das delegações de cada um desses estados.
Coca-Cola e os Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, participando desde Amsterdam 1928. Em todas as edições realizadas desde então, sempre esteve ao lado do Movimento Olímpico no esforço de promover a disseminação do Espírito Olímpico, auxiliar na formação de atletas e contribuir para o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.
A parceria da Coca-Cola com o Revezamento da Tocha Olímpica também é de longa data. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um revezamento, incluindo as edições de verão e inverno. A primeira atuação aconteceu em Barcelona 1992. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a Chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.
A Coca-Cola é também uma das patrocinadoras do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, desde 2012, patrocina os Jogos Escolares da Juventude, maior competição de esportes Olímpicos do mundo em nível escolar.