Releases 17/10/2015 - 17:53

Grupo Mais Unidos, Embaixada dos EUA e MEC inaugurarão mais 6 laboratórios de ensino de idiomas em universidades do Brasil


Brasília (DF)--(DINO - 17 out, 2015) - Alunos, professores e funcionários da Universidade de Brasília (UnB) contam, agora, com uma nova ferramenta de aprendizado de línguas estrangeiras: o Laboratório do Nucli do Programa IsF-UnB. Ele é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), a Embaixada dos EUA e o Grupo Mais Unidos, que reúne, desde 2006, dezenas de empresas norte-americanas atuantes no Brasil (maisunidos.org).

Mais de 60 pessoas participaram da cerimônia de inauguração do laboratório, na capital federal, na quarta-feira, 14/10, dentre elas a embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, CEOs e executivos de companhias do Grupo, representantes do MEC, reitor e pró-reitores da UnB, docentes de língua estrangeira e universitários. Na ocasião, a embaixadora anunciou que, ainda neste ano, será inaugurado o laboratório do Rio de Janeiro e outros cinco virão, em 2016, nas universidades do Ceará, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

O laboratório da UnB está equipado com 31 computadores, além de recursos audiovisuais e softwares para ensino de línguas, nos quais os estudantes têm acesso a simulados e a modelos de exames de proficiência. Esse foi o quarto espaço inaugurado pelo Grupo Mais Unidos desde 2014. O primeiro opera na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e os outros dois, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao todo, mais de 8 mil jovens estudantes já foram beneficiados por esses três laboratórios.

Pelo desenho da parceria, as universidades selecionadas ficam responsáveis pela estrutura física e pela equipe de professores especializados, enquanto o Grupo Mais Unidos subsidia os equipamentos de hardware e softwares usados no aperfeiçoamento dos alunos e na preparação para testes de proficiência (TOEFL e IELTS).

De acordo com o co-presidente do Grupo Mais Unidos e presidente da GE no Brasil, Gilberto Peralta, as empresas norte-americanas têm uma grande responsabilidade social com o Brasil por estarem operando aqui, e o Programa IsF conta com o compromisso delas. "É claro que é um interesse nosso que mais pessoas falem inglês, mas esse benefício extrapola, vai além, pois é positivo para milhares de jovens. Queremos ampliar e acelerar esse programa", afirma o executivo.

Na visão do diretor de Programas da Educação Superior do MEC, Dilvo Ristoff, o IsF é absolutamente fundamental para que as universidades brasileiras possam ter uma participação internacional muito mais ativa do que têm hoje. "Essa parceria com o Mais Unidos ajuda a universalizar essa internacionalização", observa. Ele representou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na solenidade. Para a presidente do Núcleo Gestor do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) do MEC, Denise de Abreu e Lima, por meio da parceria, "leva-se educação de qualidade a milhares de alunos".

O reitor da UnB, Ivan Marques de Toledo Camargo, celebra o novo laboratório, situado em um novo bloco (BSAN ? Bloco de Salas de Aula Norte), recém-inaugurado, e diz que é um passo bastante positivo para a universidade, que deve ser comemorado. "Temos de abrir mais as nossas portas, inclusive para os próprios ex-alunos doarem para a instituição, como pessoa física, assim como acontece muito nos EUA, por exemplo, em Harvard, que recebe bastante recurso dos já formados", avalia.

Mais projetos do Grupo Mais Unidos

Além dos laboratórios de línguas, o Grupo também apoia as seguintes iniciativas educacionais: plataforma online com oferta de cursos de inglês gratuitos, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); programa de bolsas de estudos para a formação acadêmica, no nível de graduação, de estudantes de baixa renda, na área de ciências, por meio do Instituto Embraer; Associação Acadêmica Santos-Dumont (AASD), no subsídio à participação de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na maior competição de matemática do mundo, a International Mathematics Competition (IMC); e o projeto de educação ambiental Edukatu Mobiliza, desenvolvido pelo Instituto Akatu para promover a preservação da biodiversidade da região amazônica, por meio da educação.

No curso de inglês à distância, níveis básico e intermediário, os administradores da plataforma online já contabilizam mais de 24 mil brasileiros cadastrados só para estudar inglês. A ferramenta também oferece outros 29 cursos voltados à área de tecnologia da informação, teste vocacional, cadastro de currículos, artigos e notícias sobre o mercado de trabalho. O inglês é o segundo curso mais acessado, ficando atrás, apenas, do de lógica. Tudo isso pode ser acessado gratuitamente no portal Brasil Mais TI (www.brasilmaisti.com.br), onde estão disponíveis mais de 250 horas de conteúdos, entre manuais de gramática, áudios, vídeos, jogos e exercícios.

Website: http://maisunidos.org