Releases 12/08/2015 - 17:25

Rede de academias Runner aposta em licenciamento da marca


Brasil --(DINO - 12 ago, 2015) -


São Paulo, agosto de 2015 ? De acordo com dados da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil é considerado o segundo maior mercado do mundo de fitness, só perdendo para os EUA, em número de academias. Apesar do número de academias ser representativo, cerca de 30 mil espalhadas pelo país, em relação aos praticantes de atividades físicas esse dado muda para a 11ª posição.
O setor como um todo movimenta a economia brasileira e gera 317 mil empregos formais. Segundo dados do Sebrae, nos últimos 3 anos, foram criados cerca de 5 mil novos negócios no segmento. No Portal Sebrae, entre as ideias de negócios, academia de ginástica é a campeã entre as mais procuradas pelos empreendedores brasileiros.
Pioneira no mercado brasileiro, atuando há 32 anos e referência no segmento, a Runner com 20 unidades em todo o País, faturou em 2014, R$ 60 milhões. As perspectivas para 2015 são de aumentar esse número em 10%. A marca vive um momento promissor como o terceiro maior grupo de academias do Brasil e aposta no licenciamento da marca e na venda de planos online.
"Nossa estratégia é pautada na combinação de uma marca forte e uma gestão eficiente. 32 anos de experiência nos proporciona prestar um serviço de alta qualidade para um crescimento estruturado, de maneira que a parceria seja um sucesso para ambos os lados", conta Marcel Gandra, Diretor Executivo da Runner Licenciamentos.

A rede de academias conta hoje com 35 mil alunos matriculados e aumentou em 25% o número de clientes nos últimos dois anos. O modelo de negócio do licenciamento de marca - que permite aos proprietários de academias que já existem trocar de bandeira - alcançou cinco novas unidades nos últimos dois anos. A última inauguração foi em março, em São Paulo, na Freguesia do Ó. Há ainda uma inauguração prevista para 2015 e novas unidades até 2016.
A venda de planos online, conhecida como DCC (débito no cartão de crédito) é um dos investimentos da empresa. Esse modelo permite que o aluno tenha um plano que pode ser cancelado, com aviso prévio de apenas 40 dias, sem multa. Mais de 50% dos alunos das unidades próprias já aderiram a esse formato.
O faturamento do setor girou em torno de R$ 6,5 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil). De 2007 para 2012 houve um crescimento de 133%, segundo a entidade, de empresas que investiram no negócio. Ainda é muito pouco em comparação ao mercado norte-americano que gera uma receita anual de US$ 22 bilhões.

Sobre a Runner

Pioneira no segmento, a Runner foi inaugurada em 1983. A rede de academias conta atualmente com 35 mil alunos matriculados e aumentou em 25% o número de clientes nos últimos dois anos. O modelo de negócio do licenciamento de marca permite aos proprietários de academias que já existem trocar de bandeira. Para 2015, a estratégia de expansão se tornará mais agressiva, através da criação de atrativos que facilitarão a entrada de novos licenciados. Hoje a Runner é o terceiro maior grupo de academias do Brasil com cerca de 900 funcionários e 20 unidades.

Website: http://www.runner.com.br/