São Paulo--(
DINO - 24 mar, 2016) - O evento anual sempre ocorre na primavera do norte, no mês de março. Neste ano o festival teve duração de 5 dias e contou com a participação de importantes palestrantes, inclusive do presidente dos EUA, Barack Obama e, um dos eventos que mais chamou a atenção, foi a palestra de Douglas Rushkoff que adiantou novas tendências para o mercado. Rushkoff prevê tendências que têm guiado o comportamento de jovens investidores nas bolsas de valores e os principais efeitos que esta nova concepção poderá trazer à cadeia produtiva.
José Borghi, um dos mais influentes publicitários do mercado, comenta uma das tendências mais emergentes: a queda da faixa etária dos investidores de bolsa de valores e uma nova concepção de investimento que valoriza negócios criativos. Ele observa que o perfil que corresponde aos jovens que estão na faixa etária abaixo de 40 anos representa hoje mais de 60% dos investidores da Bovespa.
Também é notável uma nova proposta, que se consolidou com o format de start up, em que ideias são colocadas em prática visando a futura abertura de capital financeiro, os famosos IPOs ou oferta pública inicial.
José Borghi é um dos fundadores da Mullen Lowe Brasil. A agência é um dos casos mais notáveis de IPOs recentes. O grande grupo de publicidade é fruto da junção da brasileira Borghi Lowe com a Mullen and Lowe and Partners que resultou na fundação da
Mullen Lowe Brasil.
O IPO do gigante da publicidade foi anunciado em 2015 e a junção com a
Borghi Lowe ocorreu ainda no mesmo ano. A Mullen Lowe Brasil é o fruto dessa gigantesca união que traz consigo uma carteira de clientes de peso como a Smart Fit, Unilever, Petrobras, Votorantim, Subway dentre outras marcas nacionais e internacionais.
Sendo considerado um dos publicitários mais influentes do país, José Borghi, da Mullen Lowe Brasil, problematiza algumas tendências discutidas na SXSW INTERACTIVE. O momento é, certamente, dos jovens investidores. Na palestra O Novo Sistema Operacional para a Economia Digital, apresentada por Douglas Rushkoff, considerado uma das 10 pessoas mais influentes do mundo segundo o MIT, alguns aspectos importantes devem ser destacados.
Segundo Rushkoff e o co-Ceo da Mullen Lowe Brasil, as escolas de negócio agora investem na formação de
especialistas em I.P.O. e aquisição. A tendência de formar gestores de negócio dá lugar a uma concepção mais criativa, em que ideias que atraiam investimentos são valorizadas, em detrimento da gestão em si.
Nesta concepção, o jovem e audacioso investidor, por sua vez, é bem remunerado com a valorização de suas ações. Por outro lado, a estrutura do capitalismo tende a se tornar mais instável com esta tendência, uma vez que todo investimento é atraído para os
novos negócios e bilhões de dólares são angariados sem nenhum efeito na cadeia de produção.
Esta reflexão, um tanto quanto pessimista, de certa forma desperta o mercado para a necessidade de novos marcos regulatórios para que bons frutos sejam colhidos desse novo modo de investir e criar.
Website:
http://us.mullenlowe.com/