Releases 27/10/2016 - 11:32

Dilma Bittencourt lança "A menina que engoliu o sapo", em evento na Casa de Cultura Laura Alvim


Rio de janeiro--(DINO - 27 out, 2016) - A escritora carioca Dilma Bittencourt lança seu quarto livro, o terceiro infantojuvenil, "A Menina que Engoliu o Sapo" (Ed. Top Books, 110 págs.), na recém-reinaugurada Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, dia 9 de novembro. No livro, com ilustrações de Miriam Lerner, a autora procura refletir sobre o tempo através da espera de uma menina por seu pai, que saiu de casa.

O evento será um happening cultural. Um ator interpretará o personagem Zeitgeist (espírito do tempo, em tradução literal do alemão), referendando os temas memória e tempo, em uma instalação cenográfica. Haverá também uma mesa para autógrafos e palestras compostas pela autora, a psicanalista e autora do posfácio, Frinéa S. Brandão, a filósofa e autora do prefácio, Clara Acker, a escritora e pedagoga Suzana Fernandes e o produtor cultural Lauri Prieto, além de um coquetel com assinatura da Central de Festas, de Ricardo Mello.

A editora assistente Christine Ajuz, na orelha do livro, afirma que a autora procurou "criar um ambiente de emoção e mistério, no qual amadurece Priscila, a menina que engoliu o sapo. Na base do enredo, está a filosofia e a psicanálise, pontuando a relação de Priscila com cada um dos demais personagens, e sua procura por um casaco desaparecido, A metáfora do abrigo que só o pai poderia lhe proporcionar".

"A Menina que Engoliu o Sapo" é uma história de ausência, incompreensão, preconceito, posse e solidão, onde, segundo Dilma, a memória fala, pergunta e responde sobre os sentimentos. "E a menina amadurece no refúgio dos seus pensamentos, das suas lembranças e expectativas", afirma.

Dilma é ex-auditora fiscal. Seu primeiro livro foi "Cuba - Impressões de um Turista" (Ed. Revan), que nasceu de uma viagem ao arquipélago, em 1987, "momento em que muitos falavam mal dele, não o conheciam, e nem nunca tinham lido sobre ele". Foi digitalizado em 2008, pela Universidade do Texas, EUA.

A autora enveredou na literatura infantojuvenil em 2001, quando escreveu, a quatro mãos, com Lauri Prieto, "O Visitante do Planeta Cosmos" (Ed. Top Books), um livro para quem se fascina com os mistérios do Universo. Foi selecionado pela Secretaria Municipal das Culturas/RioArte, como projeto especial, tema inexistente no Rio de Janeiro. Em seguida, ela cursou a pós-graduação, "Book Publishing", da Fundação Getúlio Vargas, quando obteve o primeiro lugar.

"Conversando com Lygia" (Ed. Top Books) foi o próximo trabalho, selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Seção Brasileira da International Board On Books for Young People), para exposição na 50ª feira do Livro Infantil de Bolonha 2013, na categoria Ficção para Jovens e integra o acervo da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique.

Para Dilma, "escrever é um mergulho, olho atinado em tudo que me cerca e olho dentro de mim. Uma necessidade prazerosa. Sento e escrevo dois parágrafos, ora duas folhas. Deixo maturar". Para ela, a distância faz fluir as suas preocupações, seus sentimentos, e o entorno. "A madrugada vem, o dia vai, o dia volta, a madrugada me acorda com as palavras que se escrevem. Enquanto as perguntas estiverem vindo à tona, a escrita dissemina em mim a incógnita da palavra, em novas narrativas".

LANÇAMENTO DO LIVRO "A MENINA QUE ENGOLIU O SAPO", de Dilma Bittencourt
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Endereço: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro
Dia: 9 de novembro de 2016, das 17:30 horas às 20:30
Valor de capa sugerido: R$ 29,90

Website: http://www.dilmabittencourt.com.br/