São Paulo--(
DINO - 15 mar, 2016) - Em uma boa crescente, o e-commerce brasileiro já acumula mais de 39 milhões de consumidores e um faturamento total que alcançou R$ 41,3 bilhões no ano de 2015. Esses dados foram divulgados pelo relatório WebShoppers, feito pelo E-bit/Buscapé, e enviados para a imprensa no último dia 24 de fevereiro. Para 2016, as expectativas são ainda melhores, pois os ganhos devem chegar a aproximadamente R$ 44,6 bilhões, informa o CEO da antiga Borghi Lowe,
José Borghi.
O ticket médio gasto em compras pelos consumidores brasileiros em 2015 também apresentou um aumento de 12%, chegando a R$ 388,00. De acordo com a pesquisa, esse aumento foi resultado de uma procura maior por aparelhos telefônicos e eletrodomésticos, e também pelo aumento nos preços em geral. Somado a isso, está ainda o fato das classes socioeconômicas A e B terem começado a comprar mais através da internet, enquanto o frete grátis, anteriormente muito comum, tem se tornado cada vez mais restrito.
O relatório WebShoppers também deu destaque para a relevante participação das empresas do segmento dos celulares e telefonia. No ano de
2014, a Samsung possuía a liderança no ticket médio na categoria, enquanto a Motorola ocupava a segunda colocação. Já em 2015, a Motorola tomou a primeira posição, sendo seguida por Samsung e LG, comenta o publicitário da Mullen Lowe, antiga
Borghi Lowe.
Entre as informações divulgadas pela pesquisa, está o perfil dos consumidores brasileiros. Segundo ela, a faixa etária que mais utiliza o e-commerce é a de 35 a 49 anos, que representam nada menos do que 39% dos consumidores. A faixa etária dos 50 anos também pode ser considerada expressiva, com 33%, enquanto jovens de 25 e 34 anos correspondem a 21% e consumidores de até 24 anos representam 8% desse comércio.
Em relação as formas de pagamento mais utilizadas, explica o
CEO da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, o que predomina é o parcelamento em três vezes no cartão, sendo seguido pelo pagamento à vista e pelo parcelamento em dez vezes. Os meios mais utilizados na hora de finalizar as compras são o primeiramente, o cartão de crédito, seguido pelo boleto bancário. Além disso, quase 90% das compras são realizadas por um notebook ou desktop, enquanto apenas cerca de 10% são finalizadas por celular ou tablet.
Entre as categorias que mais lucraram em questão de faturamento estão: "Eletrodomésticos", "Eletroeletrônicos", "Telefonia e Celulares", "Casa e Decoração" e "Informática". Paralelamente, a categoria "Moda e Acessórios" permaneceu na
liderança no número total de pedidos feitos pela internet, contudo, teve uma queda de quase 20% em comparação ao ano de 2014, relembra José Borghi, da antiga Borghi Lowe.
Ainda segundo o relatório, as categorias mais utilizadas pelos consumidores na hora de comprar online em 2015 foram: "Viagens e Turismo", "Eletrônicos", "Eletrodomésticos", "Celulares" e "Informática". Em contrapartida, informa o publicitário da Borghi Lowe, as categorias menos vendidas pelo e-commerce são: "Petshop", "Alimentos e Bebidas", "Construção e Ferramentas", "Papelaria e Escritório", "Artes e Antiguidades", "Artigos Religiosos" e "Joalheria".
Website:
http://us.mullenlowe.com/