Releases 29/11/2017 - 18:36

Como escolher o melhor sistema de alerta médico ou tele-assistência


Porto Alegre, RS--(DINO - 29 nov, 2017) - A principal função dos sistemas de monitoramento de emergência pessoal é: pressione um botão e obtenha ajuda. Estes equipamentos do tamanho de uma secretária eletrônica são instalados dentro de casa e conectados à linha telefônica. Um Centro de Monitoramento é chamado com o simples apertar de um botão. O pessoal treinado irá chamar membros da família ou atendimento médico em caso de emergência. Os melhores sistemas de monitoramento de emergência pessoal oferecem tempos de resposta rápidos, além de equipamentos confiáveis que manterão os idosos conectados e com segurança.

Muitas empresas de segurança residencial oferecem sistemas com "botão de pânico", mas apenas como complemento para um sistema contra arrombamentos. Na maioria dos casos, não há necessidade de instalar um sistema de segurança inteiro - isso seria como comprar canivete suíço apenas para ter um saca-rolhas. Além do mais, os sistemas de alarme residencial não possuem atendimento por viva voz, o que é imprescindível no caso de uma queda ou emergência médica, onde a pessoa não vai conseguir usar o telefone. E não são adequados para o monitoramento de emergência médica.

Outro item básico de muita importância: o botão que usuário leva junto ao corpo, como pingente ou bracelete, deve ser a prova d'água, para que a pessoa possa tomar banho com ele. Uma vez que grande parte das quedas ocorrem na hora do banho.

Nos últimos anos, os avanços na tecnologia - como detecção de queda, rastreamento de GPS móvel e até monitoramento de sinais vitais - permitiram que as empresas ampliassem suas ofertas de produtos. Aqui estamos analisando a função básica do equipamento que fica instalado dentro de casa, conectado à linha de telefone. Equipamentos portáteis que podem ser utilizados na rua serão abordados em outro artigo.

Qual a diferença entre um sistema para linha telefone fixo e um sistema para linha de celular?

Nós sabemos, isso é bastante confuso. Os telefones fixos são a opção mais básica: cada unidade tem o tamanho de uma secretária eletrônica, se conecta à tomada do telefone e possui um botão de emergência / ajuda. A unidade virá com um pendente ou uma pulseira que se comunica sem fio com a estação base e pode ser pressionada para ajuda quando o usuário estiver em outras partes da casa. Os sistemas com chip de celular funcionam exatamente da mesma maneira, mas em vez de serem conectados a tomada do telefone, eles dependem de uma conta e da cobertura de celular para operar. Eles se destinam para aquelas casa que não mais possuem linha de telefone fixo. Estes sistemas são menos confiáveis em áreas que possuem sinal de celular fraco. Além disse você deverá ter um chip de celular especifico para o equipamento, enquanto os que utilizam a linha fixa, podem compartilhar a linha do telefone fixo.

Esse tipo de equipamento não deve ser confundido com os móveis ou portáteis que também utilizam um chip de celular e podem ser usados fora de casa. Como já dissemos estes equipamentos serão abordados num próximo artigo. Ou você pode consultar o site da Tecnosenior para saber mais (tecnosenior.com).

Cinco pontos importantes a considerar na contração ou compra de um Sistema de Emergência Pessoal, para ser instalado dentro de casa.

1 - alcance do botão até o console - deve abranger toda a residência sem áreas mortas, onde o botão transmissor não consiga enviar sinal para o console. Os melhores equipamentos possuem um modo de operação para testar o alcance do botão, que reporta por voz a intensidade do sinal enquanto nos movimentamos pela casa para testar.

2 - resistente à agua - o botão deve permitir seu uso durante o banho e nas tarefas domésticas como lavar louça ou dar banho no cachorro.

3 - mensagens de voz - já que o equipamento será utilizado principalmente por pessoas idosas, deverá reportar qualquer problema com uma mensagem de voz alta e clara. Como por exemplo: "problema na linha telefônica" ou "emergência enviada". Mensagens de voz são bem mais fáceis de entender que bipes ou luzinhas piscando.

4 - bateria de longa duração - neste caso estamos nos referindo à bateria do botão de emergência. Como este botão é lacrado para ser a prova d'água, muitas vezes a bateria não pode ser substituída ou recarregada. O botão inteiro deve ser substituído quando a bateria ficar fraca. Neste caso, a bateria do botão deve durar de 3 a 5 anos. Além disso, o sistema deve avisar a central de operação, com bastante antecedência, que o botão deve ser substituído.

5 - sistema de viva-voz - alto e claro. Muitos perguntam: se eu estiver longe da base como vou falar e ouvir o atendente pelo sistema de viva-voz. Normalmente, o atendente quando não consegue ouvir quem chamou, executa o procedimento de emergência que é enviar alguém próximo, que pode ser um vizinho, zelador, ou familiar que more próximo, até a casa do cliente. Mas os equipamentos de qualidade, possuem um microfone muito sensível e um auto-falante potente. Numa residência de tamanho médio o operador poderá se comunicar como o cliente. Além disso, os equipamentos mais sofisticados, podem ter microfone e auto-falante remotos, que podem ser instalados em áreas distantes do console principal.

Os PERS, como são chamados estes equipamentos por causa de seu nome em inglês - Personal Emergency Report Systems são equipamentos simples de operar mas bastante sofisticados quanto aos recursos de segurança e confiabilidade. Portanto, além do atendimento da empresa que está lhe vendendo o serviço, avalie também o equipamento que será instalado. A sua vida ou de seu familiar poderá depender do seu bom funcionamento.



Website: http://tecnosenior.com