Releases 13/05/2016 - 11:54

Como a tecnologia está mudando os Home Brokers


Belo Horizonte - MG--(DINO - 13 mai, 2016) - Se você já investe no mercado financeiro provavelmente sabe o que é Home Broker e como ele funciona. Se esse não é o seu caso, não se preocupe. Nesse texto explicaremos os conceitos básicos dessa ferramenta e, em seguida, falaremos sobre como a tecnologia está revolucionando a interface dos investidores com a Bolsa de Valores.

O que é Home Broker

Em termos gerais, Home Broker é uma interface entre os investidores e a Bolsa de Valores. Através dessa ferramenta é possível lançar ordens de compra e venda de ações, controlar os ativos na carteira e consultar dados administrativos, como por exemplo o extrato da conta do investidor, dentre outros.

Essa tecnologia entrou no mercado brasileiro no final dos anos 90, mas foi nos anos 2000 que ganhou grande repercussão entre os usuários. Cada corretora de valores mobiliários oferece seu sistema próprio. Além disso, existem empresas de análise e consultoria que também oferecem o serviço atrelado a alguma corretora de valores.

Um mercado em transformação

Uma das principais mudanças que a tecnologia trouxe para nosso cotidiano é a facilidade de acesso à informação. Através de blogs, sites e redes sociais é possível aprender muito sobre o mercado financeiro, descobrir qual o melhor investimento para cada perfil e até mesmo experimentar diferentes táticas em simuladores online.

Nesse contexto, muitos brasileiros têm abandonado a poupança para diversificar sua carteira de investimento e conseguir melhores resultados no mercado financeiro. De acordo com dados da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em 2002 pouco mais de 80 mil brasileiros possuíam conta em alguma corretora. Em abril de 2016, esse número já ultrapassa 553 mil.

Justamente por isso a necessidade de tornar as operações cotidianas mais acessíveis para o brasileiro comum tem ditado importantes mudanças nas plataformas de investimento. O objetivo, em geral, é incentivar o surgimento de novos investidores e oferecer agilidade e confiança para aqueles que já aplicam seu dinheiro na renda variável.

Mudanças práticas

Além das mudanças de infraestrutura, como uma melhor capacidade de conexão dos servidores e melhorias de usabilidade (como layout, correção de erros etc.) podemos citar três pontos principais que influenciam diretamente na rotina de um investidor:

1. Cálculos automáticos

Existem alguns ativos no mercado de ações, principalmente no mercado futuro, cujo valor é calculado em pontos. Cada um desses pontos tem um valor em reais e, normalmente, um contrato é formado por muitos pontos. Parece complexo, e realmente é. Para se ter uma ideia, a simples compra de um contrato de dólar futuro exige mais de 5 cálculos diferentes para o investidor definir quanto ele pode ganhar na operação.

Atualmente, os melhores Home Brokers do mercado já oferecem os resultados desses cálculos diretamente em sua interface. O investidor sabe, no momento de decidir uma compra, quanto custa o contrato, qual a margem de garantia necessária para investir, qual a expectativa de lucro e possível prejuízo daquela ação, dentre outras informações.

Esse é um diferencial fundamental para a tomada de decisão, uma vez que oferece agilidade, contribui para o manejo de risco e deixa a transação muito mais transparente e segura para o investidor.

2. Stop Loss e Objetivo automáticos

O Stop Loss é uma ferramenta capaz de minimizar o prejuízo de quem investe no mercado financeiro. Isso porque esse mecanismo evita perdas fora do planejado em sua estratégia e você mantém o controle da situação. O Objetivo, por outro lado, lança uma ordem de compra automaticamente quando a ação atinge um patamar preestabelecido pelo investidor.

O problema é que quando a ação atinge uma das pontas - chega ao patamar do stop loss ou do objetivo - a operação é realizada mas a outra ponta segue ativa. Dessa forma você pode acabar tendo prejuízos, vendendo ou comprando ações que não faziam parte da sua estratégia.

A automatização do processo elimina esse problema, cancelando uma ponta quando a outra é executada. Dessa forma, caso o seu Stop Loss seja ativado, o Objetivo é cancelado automaticamente e vice-versa. Entenda mais a evolução do Home Broker .

3. Mobilidade

Atualmente é possível operar na Bolsa de Valores de qualquer lugar. O usuário necessita, apenas, de um computador conectado à internet. Algumas empresas oferecem, inclusive, serviços de notificação via mobile, informando sobre oportunidades em tempo real para que seus clientes não percam as melhores opções de investimento.

Essa facilidade permite que mesmo aquelas pessoas que já possuem um horário de trabalho fixo possam diversificar seus investimentos por conta própria, seja na hora do almoço, no aeroporto ou em qualquer outra situação durante o pregão na Bolsa de Valores.

A tendência é que o mercado siga buscando novas soluções para atender cada vez melhor os investidores e multiplicar as possibilidades de investimento. Além de todos esses benefícios, centenas de cursos online e milhares de conteúdos de qualidade educam o brasileiro e oferecem chances de crescimento para os interessados.
Website: http://www.tororadar.com.br