Releases 04/03/2016 - 10:43

Dicas Fundamentais de Empreendedorismo para Pequenas Empresas - Como Alavancar seu Negócio em Tempos de Crise


Piracicaba, SP--(DINO - 04 mar, 2016) - "Você é louco? Abrir uma empresa em meio a essa crise? Está cavando a própria cova!". Quantas vezes já ouvimos isso não é mesmo?

As dificuldades para quem inicia um novo negócio no final de 2015 e início de 2016 podem parecer absurdas ao olhar para nosso cenário econômico. Além disso, segundo dados do Serasa Experian em 2015 registrou-se um aumento de 5,3% no aumento de abertura de empresas quando comparado com 2014. Foram nada mais que 1.963.952 novas empresas registradas até o final de 2015. E o mais interessante: desse montante todo, 75,9% representam os microempreendedores individuais.

Sem sombra de dúvidas isso representa um mercado muito mais acirrado, com concorrências mais fortes e dificuldades para quem está começando a galgar seu espaço. Para o consumidor pode até ser bom, pois isso gera mais opções de produtos, e também existe possibilidade de redução de custos, se não a custo prazo, talvez a longo prazo.

Bom, o que fazer então para alavancar novos negócios e não ficar apenas analisando números e gastando energia talvez com coisas que não agregarão em nada? Qual seria a saída de mestre, ou o pulo do gato, para que o sucesso venha à tona?

Recentemente me lembrei de uma das cenas de Alice no País das Maravilhas, através de um vídeo do Mario Sério Cortella, onde ele citava a cena em que a Alice conversa com o gato. A frase marcante é a seguinte: "Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve". Portanto, o primeiro passo para que se saia do lugar é saber onde se quer chegar.

Recorro agora às ferramentas de Coaching, que possuem uma base muito forte na definição de metas e objetivos. É essencial que se identifique o ponto A (onde se está hoje) e o ponto B (onde se quer chegar). Tendo isso claro, é possível se preparar para começar a trilhar o caminho para o sucesso. Por exemplo, se a pessoa decide ser atleta, ela sabe que terá que treinar, comprar as roupas adequadas, estudar, cuidar da alimentação, e assim por diante. Tendo o objetivo definido, tudo fica mais fácil. Com o empreendedorismo é a mesma coisa... Definir o alvo, ou melhor, ajustar a bússola.

Outra sacada fenomenal vem do livro A Estratégia do Oceano Azul, de W Chan Kim e Renée Mauborgne. Nesse livro, que é leitura obrigatória para todo empreendedor, fala-se muito do oceano azul, que é onde a concorrência se torna irrelevante. Nesse contexto, o conceito que mais chama a atenção é o alinhamento da proposição de valor, lucro e pessoas.

Ou seja, para que se conquiste um espaço diferenciado no mercado, esses três itens devem estar presentes nos negócios: proposição de valor (que é o valor percebido pelo cliente), proposição de lucro (que é a receita menos o custo de produção) e a proposição de pessoas (pessoas motivadas, incentivadas e capacitadas). Se um desses itens faltar, ou não for bem trabalhado, a empresa caminhará para o oceano vermelho, que é onde está a grande maioria esmagadora das empresas, onde se briga por migalhas (preços, promoções, etc).

Empresas que navegam pelo oceano azul simplesmente tornaram seus concorrentes irrelevantes. Exemplos? Cirque du Soleil, Yellow Tail, Starbucks, e tantas outras que passaram a cultivar esses três pilares essenciais e entregam valores e experiências altamente diferenciadas para seus clientes.

Não basta satisfazer as expectativas do cliente, deve-se superar tais expectativas, entregando algo que ele não fazia ideia que seria entregue.

Em contrapartida, muito do que vemos na prática está relacionado com a visão restrita dos profissionais, bem como a falta de capacitação. Uma das tendências que vem dando muito certo e trazendo resultados transformadores para as empresas é papel do Líder Coach: profissional que tem a missão de implementar a cultura Coaching nas empresas, trabalhando sempre com foco no desenvolvimento de pessoas, motivação, criação de um ambiente de trabalho harmônico, ouvindo as pessoas, e principalmente, honrando e respeitando a história de cada profissional.

Recapitulando, até o momento temos 3 dicas que podem ajudar e muito no sucesso dos novos empreendedores:

1 - Definir metas e objetivos ? é fundamental a definição do rumo da empresa, onde a empresa quer chegar. Quanto quer faturar? Qual missão, visão, e valores da empresa? Quantos funcionários quer ter? Qual alcance: estadual, mundial?

2 - Alinhamento da proposição de valor, lucro e pessoas ? o produto final da empresa deve entregar valor sem igual para o mercado, experiência única, e além disso fornecer o lucro necessário para o sucesso da empresa. Fundamental também o investimento em pessoas, capacitação, treinamentos, processos de coaching, e assim por diante. Pessoas motivadas produzem mais, são mais produtivas, aumentam o índice de qualidade e são mais criativas.

3 - Implementação da cultura Coaching na empresa, através do papel do Líder Coach ? as pessoas passam cerca de 1/3 do seu dia no ambiente de trabalho. Como é possível ser feliz no trabalho se o ambiente é pesado? Como motivar pessoas se existem Chefes ao invés de Líderes? Como construir um ambiente harmônico se não existem incentivos, desafios, plano de carreira, treinamento, capacitação? As pessoas hoje buscam muito mais do que salário! Implementar a cultura Coaching na empresa é fundamental para que os profissionais possam ter alta performance e produtividade, bem como muitos outros benefícios que vão se estender para a vida pessoal desses funcionários. Esse movimento é o que chamamos de movimento de dentro para fora, onde primeiro se capacita e desenvolve as pessoas da empresa, para que assim possam impactar seus clientes de forma positiva. Analise e responsa para si mesmo: será que é possível um profissional entregar um sorriso verdadeiro para o cliente se as coisas dentro da empresa não estão indo bem?

Humildemente, vejo que esse é o caminho para a construção de uma empresa, ou de um negócio, que poderá deixar um grande legado da sua existência. A pergunta a ser respondida por cada empreendedor é: "Qual legado você quer que sua empresa deixe?".

Poderia ainda dar centenas de outras dicas, como investir em marketing digital, criar o famoso plano de negócios, fazer pesquisas de mercado, ter uma identidade forte e congruente com os objetivos do negócio, e assim por diante. Porém, seguindo essas 3 principais dicas desse texto, com certeza as coisas poderão caminhar de forma muito mais rápida.

"E sobre os números de mercado Fabiano? Concorrência? Tempo de crise?". Isso é fato, existe. A outra pergunta a ser respondida é: "Você vai ficar sentado esperando alguém resolver o seu problema, ou vai correr atrás por si só, com garra, determinação e coragem?". Só depende de você... Lembre-se: "A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita torna-se realidade. (Buda).

Forte abraço.
Fabiano Santana ? Coach e CEO na Volv Coaching - Executive Coaching, Treinamentos Corporativos.
www.volvcoaching.com.br


Website: http://www.rosamestre.com.br