Releases 03/02/2016 - 10:10

Gráfica Mediatall dá dicas para evitar problemas na impressão


São Paulo, SP--(DINO - 03 fev, 2016) - Você planeja sua campanha de marketing, define identidade visual e design do material que deseja, produz ou contrata alguém para que tudo fique o mais perfeito possível. Ao final, certamente, você não quer acabar com uma surpresa negativa na hora da impressão, não é? Por isso, ficar atento aos detalhes recomendados para o tipo de impresso que escolheu é essencial na hora de enviar os arquivos para a gráfica.

Com mais de 12 anos de mercado, a MediaTall dá todas as dicas necessárias aos clientes para que o resultado final seja o mais satisfatório possível. "Alguns erros mais comuns que podem levar a problemas na impressão estão nas margens, nas cores e nas imagens usadas, por isso sempre reforçamos orientações de algumas especificações nos pedidos", explica Marcelo Vicente, diretor comercial da gráfica online.

Nas margens, por exemplo, é preciso deixar um espaço para o corte final, o chamado refile, entre 3 e 6 mm. Assim, evita-se que elementos do design do material acabem cortados no processo pós-impressão. Já na hora de escolher as cores, é ideal converter tudo para a escala CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), pois o uso das escalas RGB e Pantone podem gerar alterações na hora de imprimir.

"A Pantone deve ser usada em cores especiais. E lembrando que a tradução do que você vê no computador para o que acaba sendo impresso quase nunca é totalmente igual, podendo variar até 10%", lembra Marcelo.

Outro ponto que necessita atenção é o uso do preto composto no texto. O sistema CMYK atribui 100% a cada uma das cores de sua escala. Mas, na parte escrita do panfleto, banner ou folder, o ideal é que fique apenas 100% preto (K) para evitar imprevistos como borrões e ainda economizar tinta.

Por fim, também é preciso escolher com cuidado as imagens do material que produziu. A qualidade deve ser alta, no mínimo 300 dpi (pontos por polegada), para garantir um bom resultado na impressão. "Caso venha a usar efeitos especiais como degradês, contornos e sombras, melhor separar e converter tudo para cmyk bitmap. Caso contrário, aquele desenho que ficou lindo na tela pode acabar decepcionando no papel", completa Marcelo.

Além de tudo, claro, é fundamental saber selecionar com cuidado a gráfica que vai tomar conta da sua campanha. Procurar um local de confiança, com boas recomendações e que garanta que tudo vá sair da maneira como você deseja é a receita para não haver surpresas. A MediaTall tem estrutura da mais alta qualidade, os equipamentos mais modernos e ainda entrega em até 24 horas o produto final.

Para saber mais sobre os cuidados necessários ao enviar sua campanha, a MediaTall produziu e disponibilizou um ebook gratuito sobre "Fechamento de Arquivo". Ele está disponível neste link . Outras informações estão disponíveis no Blog da gráfica e também no site: www.mediatall.com.br.
Website: https://mediatall.com.br/