Atibaia - SP--(
DINO - 21 jun, 2017) - Para os leigos é comum a confusão entre
porcas e
arruelas , com formatos arredondados, poucos sabem qual a real função de cada uma delas e acabam fazendo confusão. Além dos modelos e dimensões diferentes, as porcas e arruelas têm funções específicas. Normalmente, uma peça metálica em forma de prisma ou cilindro, as porcas possuem um furo roscado que serve para prender o
parafuso ou uma barra roscada. É um artefato muito utilizado para união de duas ou mais peças. Sempre conectada ao parafuso, a parte externa deste acessório possui características diversas de acordo com o tipo de aplicação. Algumas porcas funcionam também como elemento de transmissão.
O material de fabricação das porcas também pode variar, existem acessórios feitos em aço, bronze, alumínio e plástico. Em casos excepcionais as porcas recebem banhos de galvanização, zincagem e bicromatização para protegê-las contra oxidação (ferrugem). Mais uma característica que pode ser alterada nas porcas é o perfil da rosca, as utilizadas para fixação em geral, frequentemente, são as de perfil triangular. Enquanto as de perfil quadrado, trapezoidal, redondo e dente de serra são para transmissão de movimentos. Com grande variedade e nomes como borboleta, recartilhada alta, recartilhada baixa, cega, para ajuste axial, sextavada, castelo, quadrada, rápida, entre outros, com certeza você encontrará a porca ideal para o trabalho que precisa.
É comum a presença de elementos de fixação em conjuntos mecânicos, porém com a sua utilização em máquinas ou veículos automotivos é comum, devido a vibração, que haja afrouxamento dos parafusos e porcas, o que pode causar sérios problemas aos equipamentos. Para impedir que ocorra qualquer imprevisto, é habitual que sejam utilizadas arruelas. Este acessório tem a missão de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Fabricadas em aço-carbono, cobre e latão, as arruelas também podem ser utilizadas como elemento de trava. Assim como os parafusos, existem vários tipos de arruela: lisa, de pressão, dentada, serrilhada, ondulada, chanfrada, de travamento com orelha e arruela para perfilados. Para cada tipo de tarefa, existe um tipo ideal de arruela.
Agora que você entende melhor a diferença entre porcas e arruelas e suas funções, escolha o acessório ideal para a sua necessidade. No momento da compra, fique atento também ao fornecedor, prefira empresas como a
Garra Fixação , que trabalha com a melhor matéria prima, controles rigorosos durante a fabricação e da atuação competente do seu departamento técnico, e não perca tempo com peças de má qualidade.
Website:
http://www.garrafixacao.com.br/index.php