Releases 06/04/2016 - 14:30

Como reduzir os gastos na empresa em tempos de crise?


Juiz de Fora - MG--(DINO - 06 abr, 2016) - Crise econômica: uma expressão que andou de mãos dadas com o mercado em 2014/2015 e ainda amedronta empresários e empreendedores neste ano. Segundo especialistas, a recessão econômica vivida no país é profunda, mais do que as de 1999 e 2003. O Dossiê HSM avalia que "a economia provavelmente só voltará a crescer em 2017, diferentemente do que ocorreu nas crises citadas, que foram revertidas em apenas um ano". O contexto está entendido, então o momento demanda que as empresas se planejem e ajam para atravessarem esse período e consigam, inclusive, enxergar novas potencialidades.
Os pesquisadores do Boston Consulting Group, David Rodes e Daniel Stelter, defendem que uma crise pode abrir oportunidades raras, inclusive na superação da concorrência. Para que isso seja possível, de início é necessário fazer uma avaliação dos pontos vulneráveis do negócio para agir de forma a minimizá-los. "Primeiro é preciso estabilizar a empresa, protegendo-a do risco de desvalorização e garantindo que tenha a liquidez necessária para enfrentar a crise", pontuam.
Avaliar os negócios e os custos atuais certamente faz parte dessa análise para o equilíbrio da empresa. É preciso:

- Eliminar atividades antigas que somam pouco valor à empresa;
- Reativar iniciativas de busca de eficiência controversas demais para a plena adoção em tempos bons;
- Consolidar ou centralizar departamentos cruciais;
- Analisar fornecedores e práticas de compras vigentes;
- Administrar agressivamente o capital de giro. (Harvard Business Review)

Dentre as despesas de uma empresa, os impostos, a água e a energia são os itens mais difíceis de se reduzir, segundo a consultoria especializada Expense Reduction Analysts (ERA). No caso dos impostos, fica mais difícil cortar custos. Em relação à água e energia, as melhores estratégias são o investimento em tecnologias alternativas ou campanhas internas de conscientização.
Já as despesas com embalagem e alimentação, frete e telecomunicações são possíveis de diminuir custos ? uma pesquisa da consultoria mostrou inclusive que, em 2014, as empresas que agiram obtiveram 32% de redução com gastos de telefonia, um serviço fundamental para o funcionamento cotidiano do negócio.

E como reduzir os gastos com telefonia?
Trata-se de um serviço primordial para os negócios e há muitas oportunidades para tomada de medidas de redução de custos ? logo é preciso descobrir o caminho para otimizar o uso destes recursos: a gestão de telecomunicações.
Por meio do processo de gestão de telecom, o Telecom Expense Management (T.E.M.), a empresa consegue gerenciar o ciclo completo dos recursos de telecomunicações sem afetar a operação, ou seja, mantém-se a qualidade dos serviços prestados ? um processo que garante redução sustentável dos custos e aumento de eficiência operacional.

É importante ressaltar que é muito comum serem encontrados erros em faturas de serviços de telecomunicações. Segundo o Diretor Executivo da Guiando Telecom, Rodrigo Schittini, é possível reduzir em torno de 11% das despesas apenas com a realização de auditorias.
Além disso, grande parte da redução é conquistada com um trabalho continuado de gestão. "Este é um trabalho analítico, mais profundo das despesas e do perfil de consumo dos clientes", afirma Schittini. Nesta área, são analisadas mensalmente diversas oportunidades de redução de custos, tais como: cancelamento de serviços contratados para as linhas não utilizadas; contestação de cobrança de linhas que já foram canceladas; ativação de pacotes adequados de roaming internacional e consumo de dados antes dos executivos viajarem; além de mudanças nos processos de pagamento que erradicam despesas com multas por atraso.
Quais são os passos para realizar todo este trabalho?
Quando a quantidade de linhas é pequena, por exemplo, menos de 100 linhas, é possível realizar o trabalho via Excel. Para isto, basta solicitar ao gerente de contas as faturas em formato digital ou baixar através do site da operadora. Com as faturas e os contratos em mãos é possível realizar todas as análises.
Todavia, quando a quantidade de linhas é grande, gerar todos os relatórios para realizar as análises torna-se um trabalho extremamente custoso. "Neste momento é importante considerar a utilização de um software de gestão de telecom para automatizar a realização de auditorias e geração de relatórios", aconselha Rodrigo Schittini.
Segundo a consultoria Gartner, uma gestão eficiente dos custos de telecom pode proporcionar reduções que vão de 15% a 40%. Portanto, a gestão de telefonia é uma área primordial às empresas que estão empenhadas em otimizar seus custos e alavancar oportunidades na crise econômica. O importante é agir agora para colher os frutos.


Website: http://guiandotelecom.com.br