Releases 02/08/2016 - 16:34

Tv feita por brasileiros em Londres para brasileiros no mundo


Londres--(DINO - 02 ago, 2016) - Noite de outono, outubro de 2008. Em Londres, o casal formado pelo brasileiro Silvino Ferreira Jr e a britânica Susan Ferreira, discutia a intenção de produzir um documentário sobre os brasileiros em Londres. A ideia central era mostrar como a crescente comunidade brasileira se adaptava a uma cultura tão diferente da do país de origem. Mostrar os motivos para que brasileiros deixassem o país de origem, a família, os amigos, para encarar o frio, as barreiras linguísticas e culturais, para viver como estrangeiros longe de casa. O que fazia com que, até mesmo na ilegalidade, a grande maioria se recusasse a fazer o caminho de volta.

Diante das dificuldades para se viabilizar um documentário no formato tradicional, surgiu uma outra ideia. "Por que não ter a nossa própria TV?" A ideia partiu de Susan. Ela é formada em cinema e já tinha experiência com a produção de conteúdo em vídeo para a Internet. Silvino vinha de uma larga experiência como redator publicitário. No Brasil, ele passou por grandes agências: exemplo de Young & Rubicam, Talent e DM9, entre outras. Também havia trabalhado por duas multinacionais em Portugal.

Naquela mesma noite nascia o projeto de se lançar o Canal Londres. Em casa, eles já tinham tudo o que precisavam para produzir os vídeos: um Mac, o Final Cut, para edição, uma pequena câmera. A Susan se encarregou da construção do site. Prepararam um piloto e gostaram do resultado.

Em janeiro de 2009, o casal foi passar uma semana na Itália. No roteiro de viagem, Milão, a região dos Lagos do Norte e Veneza. Eles se perguntaram: "Por que não levar a câmera?" Feito. Voltaram da viagem com 6 vídeos, apresentados por Silvino. Vale dizer que era a primeira vez que ele se colocava na frente de uma câmera como apresentador. A ideia de uma TV sobre os brasileiros em Londres se expandia para explorar um viés turístico. Não havia nada similar em se tratando de blogs e sites de viagem: mostrar a Europa, em vídeos, através de uma perspectiva brasileira.

No dia 2 de abril do mesmo ano o Canal Londres ia ao ar pela primeira vez, com 9 vídeos. Como a ideia era atualizar com 2 novos vídeos a cada semana, segundas e quintas, eles já deixaram 9 vídeos no estoque. Desde então, o Canal Londres nunca falhou em suas atualizações.

Hoje, com mais de 700 vídeos, produzidos em 17 países europeus, o seu conteúdo é dividido nas seguintes categorias: página "Gente" com minidocumentários sobre brasileiros em Londres; página Londres, com vídeos de roteiros turísticos da capital inglesa; "Europa", com vídeos turísticos em lugares e cidades europeias; "Dicas", dividida em duas subcategorias, "Dicas de Londres" e "Dicas de Viagem", traz informações úteis, apresentadas pelo brasileiro Kléber Saúde; "Música", dedicada aos músicos e à música brasileira na Europa; "Arte & Design", mostra artistas, exposições, "street art", museus e galerias de arte. Em 2015, foi lançada a página "Acontece". É a única que não tem conteúdo em vídeos. O objetivo foi tornar o Canal Londres mais ágil na divulgação e cobertura de eventos que interessam aos brasileiros em Londres.

O Canal Londres também tem desempenhado papel relevante como serviço de utilidade pública para a comunidade brasileira em Londres. É também uma rica fonte de informação para o turista ou quem pretende morar no exterior. O conteúdo inclui muita informação sobre questões práticas e legais: imigração, vistos, direitos, cidadania, sistemas de saúde e educacional, trabalho e transporte, entre outros.

Além da função informativa e de entretenimento, frequentemente, o Canal Londres tem sido fonte para pesquisas acadêmicas. Em seus vídeos, pesquisadores interessados na chamada "diáspora brasileira" encontram um vasto material como suporte para as suas investigações.

Durante as comemorações do seu sétimo aniversário, o Canal Londres lançou um novo design. Ficou mais bonito, mais moderno, mais atualizado. Foram investidos recursos para melhorar a qualidade dos vídeos. Hoje, todo o conteúdo vai ao ar em alta definição.

Como todo moderno meio de comunicação na Era Digital, o Canal Londres possui uma forte presença nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Linkedin e Pinterest.

É um trabalho pioneiro, feito com determinação e dedicação. Por tudo isso, é um projeto que merece ser mais conhecido no Brasil. Se você ainda não conhece, está mais do que na hora de conferir tudo o que foi dito acima, com os próprios olhos, e tirar as suas conclusões.


Website: https://www.canallondres.tv