Releases 22/11/2016 - 17:15

São Paulo Tech Week se consolida como maior festival de inovação do país


São Paulo - SP--(DINO - 22 nov, 2016) - Em sua segunda edição, o festival São Paulo Tech Week reuniu milhares de participantes por toda a cidade, contabilizando 215 eventos realizados, crescimento de 70% frente à primeira edição.
São Paulo é considerada uma das cidades mais inovadoras da América Latina, se posicionando como principal hub de startups da região, de acordo com Ranking Global de Startups. No Brasil, a cidade é considerada a mais atrativa para os empreendedores, de acordo com Índice Cidades Empreendedoras 2016, realizado pela Endeavor. Foi nesse contexto que surgiu a São Paulo Tech Week, para celebrar o DNA inovador da cidade.

O movimento nasceu em 2015 com a missão de conectar os agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo de São Paulo, por meio da criação de um festival colaborativo, no qual cada organização se torna um Tech Maker ? como são chamados os organizadores dos eventos da Semana. "Acertamos em conectar os diferentes agentes de inovação em torno de uma única causa: celebrar a força inovadora dos empreendedores de São Paulo", afirmou Beatriz Gusmão, diretora da SP Negócios.

Durante os nove dias do festival, foram realizadas 215 atividades com a participação de grandes empresas, como Totvs, Elo, Embraer, AES, IBM, Samsung, Microsoft, Google, Serasa, Oracle, Nubank; dos hubs de inovação Design Echos, Wayra, Startup Farm, Oxigênio, Campus SP (Google Space), FabLabs, OddBall, Pixels Coworking; além de diversas universidades como USP, FIAP, Impacta, Fecap, Mackenzie, dentre outras organizações e pessoas físicas envolvidas.

Um dos fatores de sucesso de 2016, foi a maior distribuição geográfica dos eventos na cidade, tendo grande quantidade de ações nos CEUs, FabLabs, Casa de Cultura nos bairros de Campo Limpo, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Heliópolis, Parelheiros, dentre outros. A diversidade de temas também chamou atenção com discussões sobre os chat bots, nanotecnologia, smart cities, big data, futuro do turismo, computação cognitiva, impressoras 3D, desenvolvimento de fintech e do setor de blockchain, dentre outros.

Dentre os eventos realizados nesse ano, destacam-se a Drone Racing SP, primeira corrida profissional de drones no Brasil, realizada na Galeria do Rock; o SP Tech Kids, programação com mais de 50 atividades voltadas para introdução de tecnologia para crianças; o BlueHack, hackathon que contou com mais de 500 participantes em 04 desafios; Hora do Código nas Escolas, que levou oficinas de programação para dezenas de escolas públicas; FAL4TOR1UM, Intervenção de Data Art através de video mapping no Shopping Light e IT Forum EXPO, principal evento de conexões entre grandes empresas de tecnologia e o CASE ? maior conferência de startups da América Latina.

Outro destaque ficou por conta dos eventos voltados a promoção de mulheres no setor de tecnologia, como Oficina Programaria, Estação Multiminas, Formatura Reprograma, B2Mamy Day, Design for all e o Hackathon Ladys Problems, realizado pela IBM em parceria com Angel Hack.

Esse ano, o festival contou com a participação de delegações e executivos dos Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Noruega e Suíça, além de competições internacionais, como a realizada dentro do evento Next Money, principal evento de fintech do Brasil.

A Semana contou ainda com a realização de um evento oficial de abertura, em parceria com o Museu Catavento, com cerca de 2500 participantes. O evento de abertura contou com diversas oficinas e estações de experimentação tecnológica, com drones, óculos de realidade virtual e impressoras 3D, além do Museu do Invisível, iniciativa promovida pela Qualcomm. Foram realizadas ainda palestras sobre o futuro dos setores financeiro, saúde e energia, além de apresentações das startups inovadoras Love Mondays, 99, Viva Real e Memed.

O festival é uma idealização da Tech Sampa, política de estímulo à inovação da Prefeitura de São Paulo, e em 2016 contou com patrocínio da Totvs, além de apoio da Globo, Elo, Qualcomm, Heineken, Shopping Light, Museu Catavento, Campus SP (Google Space), EBAC, FITIC. O evento foi realizado pela SP Negócios, em parceria com IT Mídia, MCI, Project Hub e MKTB, além de cerca de 100 Tech Makers.

A próxima edição da SPTW será realizada em Novembro de 2017, e já está com inscrições abertas para Tech Makers interessados em realizar atividades.
Website: http://www.saopaulotechweek.com/