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DINO - 22 nov, 2016) - O que antes era uma cena digna de ficção científica, hoje é realidade: acessar um aplicativo no smartphone e pagar uma conta. Conheça dicas dos especialistas para facilitar a vida do consumidor.
Pagamento "zero clique"
A tendência são pagamentos mensais como os de Netflix. "Hoje é comum investir no pagamento um clique, mas já existe a modalidade "zero clique", com fornecedores que armazenam os dados e processam a transação para diferentes aplicações", confirma Jerome Pays, diretor de e-commerce da Lyra Network, empresa especializada em transmissão de pagamentos eletrônicos. Isso explica a popularização de cobranças recorrentes, como clubes de assinatura online, e aplicativos de serviços.
Queridinha da Geração Y, problema para os lojistas
É inegável que jovens da geração Y impulsionam o conceito de pagamento digital por oferecer uma melhor experiência de compra. Contudo, a transação representa um grande risco de fraude para o lojista, que pode vender seu produto e não receber por ele. "No Brasil há um alto índice de chargeback que se transforma em um impeditivo para a adoção em larga escala dos pagamentos digitais", explica Fabrício Costa, CEO da Equals, empresa especializada em gestão e conciliação de vendas com cartões de crédito e débito, boletos e outros meios de pagamentos online.
E-Wallets prometem trazer praticidade e segurança
As e-wallets, também conhecidas como carteiras virtuais, prometem conquistar cada vez mais espaço nos próximos anos. Nela, os dados do comprador são armazenados de forma criptografada, sem que a cada compra ele precise preenchê-los novamente - a criptografia de informações também torna a transação mais protegida contra fraudes. "É uma tendência mundial pela sensação de segurança e facilidade para os usuários. No futuro, grande parte dos pagamentos será feita via carteira digital", comenta Fábio Santos, Head de Marketing do Pagar.me, empresa especializada em tecnologia de meios de pagamento.
Migração do papel para o digital é irreversível
Conforme os usuários vão conhecendo e se encantando com a nova experiência de compra, a expectativa é o desaparecimento de cédulas e cartões físicos. "A migração do papel para o digital é irreversível, pois será uma opção segura e cômoda para as pessoas", explica Pays.