(
DINO - 17 nov, 2015) - Não faltam livros de administração e negócios que prometam receitas para criar uma empresa de sucesso. Entretanto, não há fórmula mágica e muitos empreendedores acabam se perdendo na gestão do negócio. Para conseguir crescer é necessário rasgar o manual de métodos mirabolantes e focar em dicas práticas para melhorar a operação no dia a dia. Confira três dicas:
Dica 1 ? Remuneração deve ser atrelada a resultado
Quem entrega mais deve ser premiado pelo feito. Do contrário, haverá falta de incentivo e uma tendência natural em que prevalece a lei do mínimo esforço.
Assim, o modelo de trabalho proposto pela companhia deve organizar a gestão e garantir que as pessoas mais eficientes sejam recompensadas, gerando oportunidades de crescimento ou até mesmo participação societária no negócio.
Dica 2 ? Seja paranoico com os custos
Lucro é o resultado do cálculo de receitas menos despesa. Analisando esta equação do ponto de vista da previsibilidade e controle, é óbvio que é mais fácil controlar os custos do que projetar resultados, pois depende mais da sua operação do que da receita adquirida.
É importante entender quais são as despesas realmente necessárias e reduzir ao máximo os custos fixos porque este gasto abate mensalmente o lucro do negócio. Essa cultura de gastar o mínimo precisa ser difundida entre os colaboradores para que seja aplicada em cada contratação ou compra realizada.
Dica 3 ? Não acredite apenas em uma ideia
Existem sujeitos que pensam que basta uma ideia para ficarem ricos. Na verdade, criar uma empresa não significa apenas ter esta ideia e ir atrás de investimento. É preciso tirar prova, diariamente e numericamente, de que a estratégia está se convertendo em vendas e que o negócio é escalável.
Uma empresa precisa dar lucro para sobreviver. Basear o modelo em uma única ideia mostra que o empreendedor inspirou a gestão em algo abstrato e sem olhar para o mercado.
* Luan Gabellini é sócio fundador da Betalabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing