Releases 17/11/2016 - 14:38

Instituto Olga Kos lança livro da artista plástica Verena Matzen


São Paulo--(DINO - 17 nov, 2016) - Acontece nesta quinta-feira (17), no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), o lançamento do livro "A Cerimônia do Encontro", de Jacob Klintowitz, sobre a vida da artista plástica argentina Verena Matzen. A obra faz parte do projeto "Resgatando Cultura", do Instituto Olga Kos (IOK), que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. Já participaram desse projeto artistas como Takashi Fukushima, Marcello Grassmann, Ivald Granato, Inos Corradin, Mário Gruber e Guto Lacaz, entre outros.

No mesmo local acontece uma exposição com obras de Verena e de participantes do IOK com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down. Os trabalhos feitos por eles são inspirados na vida e obra da artista, que fez diversas visitas às oficinas do Instituto para falar sobre seu trabalho, marcado pela leveza e pelo abstracionismo. "Todos estavam muito bem preparados. Fiquei emocionada com a visão das crianças, jovens e adultos que participaram deste módulo. Eles conseguem ver aspectos que muitas vezes não conseguimos enxergar. A sensibilidade é muito aguçada", disse Verena.

A previsão é de que, este ano, o IOK atenda cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, por meio da arte e do esporte. O resultado desses encontros de Verena com os participantes das oficinas poderá ser conferido até o dia 20 de novembro no MIS. Todas as obras estarão à venda, e parte da renda será destinada à manutenção do projeto, enquanto outra parte será direcionada ao(s) autor(es) das obras. A entrada é gratuita.

Lançamento do livro "A Cerimônia do Encontro"
Data: 17 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 ? Jardim Europa ? São Paulo
Horário: das 19 às 22h, com sessão de autógrafos
Entrada gratuita

Exposição
Data: até 20 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 ? Jardim Europa ? São Paulo
Horário: de terças a sábados, das 12h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Sobre o Instituto Olga Kos
www.institutoolgakos.org.br
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende cerca de 3.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. Fundado em 2007, tem como missão abrir canais de comunicação pela arte e pelo esporte, e, por meio deles, promover a inclusão social e cultural destas pessoas. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento motor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comunicação e expressão dos participantes, por meio dos programas: "Pintou a Síndrome do Respeito" e "Resgatando Cultura". Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.