Cenário regulatório apropriado permitirá o desenvolvimento do mercado M2M
MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50862333&lang=pt
LONDRES--(
BUSINESS WIRE)--9 de Maio de 2014--A GSMA comemora a recente decisão do governo brasileiro de reduzir a tributação sobre dispositivos M2M (machine-to-machine). Essa iniciativa, anunciada pelo ministro das Comunicações Paulo Bernardo, e endossada pela presidente Dilma Rousseff, vai reduzir significativamente as taxas sobre cartões SIM em aparelhos M2M, criando estímulos para operadoras desenvolverem serviços como medições inteligentes, rastreamento de veículos e monitoramento remoto de saúde.

Brazils M2M Reductions will have a positive impact on the economy (Photo: Business Wire)
A decisão da presidente Dilma Rousseff é um movimento significativo para estimular o crescimento de serviços M2M, e deveria ser reconhecida por outros mercados como uma iniciativa positiva e promissora, disse o diretor de Políticas Regulatórias da GSMA, Tom Phillips. M2M é um mercado novo, cujo crescimento deve ser encorajado por políticas governamentais de baixa tributação e regulamentação leve. Países como o Brasil, que incentivam o crescimento de serviços M2M, serão os primeiros a se beneficiar das oportunidades sociais, econômicas e ambientais desse novo e importante setor da indústria, observou.
O decreto vai cortar duas taxas no Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (FISTEL): a Taxa de Fiscalização de Instalação, que é cobrada quando um cartão SIM é ativado pela primeira vez, e a Taxa de Fiscalização de Operação, uma cobrança anual em cada cartão SIM ativo. Somados, os cortes equivalem a uma redução de 80%.
Há aproximandamente 8,7 milhões de conexões M2M ativas hoje no Brasil, segundo a GSMA Intelligence. A expectativa é que esse número cresça exponencialmente após a decisão de reduzir a tributação. A GSMA divulgou recentemente o relatório
The Mobile Economy Latin America, que prevê 84 milhões de conexões M2M em 2017.
A GSMA América Latina vai realizar uma plenária de três dias em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 27 e 29 de maio. Entre os convidados para discutir o setor estão representantes-chave de governos e da indústria móvel de toda a América Latina. O evento inclui um seminário sobre modelos de serviços M2M (Connected Living, em 27 de maio). Para mais informações sobre a plenária, acesse:
http://www.gsma.com/latinamerica/plenary-meeting41
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de serviços móveis do mundo, bem como mais de 250 empresas do setor móvel, incluindo fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de Internet e organizações em setores como serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e serviços públicos. A GSMA também organiza eventos líderes da indústria como Mobile World Congress e Mobile Asia Expo.
Para mais informações, acesse o site da GSMA em
www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @ GSMA.
Photos/Multimedia Gallery Available: http://www.businesswire.com/multimedia/home/20140509005497/pt/
GSMA
Pimenta Comunicação
Regina Pimenta
regina@pimenta.com(11) 2858-9191
ou
Tatiana Cantoni
taticantoni@pimenta.com(11) 95210-2225