São Paulo--(
DINO - 15 abr, 2016) - Nesse cenário tecnológico e muito dinâmico em que vivemos, cada vez mais os
CMOs devem ser rápidos em ideias e planejamentos lado-a-lado com seus colaboradores elaborando meios omnichannel para satisfação dos seus clientes, afirma o especialista José Borghi. O executivo acredita ainda que todos os que trabalham nessa área precisarão muito mais que conhecimentos em marketing, e sim terão que ter habilidades de engenharia para que seus serviços sejam mais eficazes e rápidos.
É pensando nessas demandas que
José Borghi citou algumas dicas para que cada profissional nessa área tenha uma meta e planejamento, aumentando suas chances de rendimento e também de satisfação de seu consumidor.
Dicas de José Borghi sobre resoluções que todo CMO deve adotar em 2016
A primeira dica está relacionada ao analytics, que é fundamental para a experiência da marca com os seus clientes. De acordo com um relatório desenvolvido pela Mc Kinsey & Company, as companhias mais experientes do mercado que usam o
analytics, têm maior influência na decisão dos clientes, superando os concorrentes. A pesquisa apontou que a porcentagem de lucro das empresas chega a 126% a mais e 132% de retorno sobre o investimento feito, o que é muito viável, porém só os altos executivos estiverem dentro do processo.
Algumas posições como Chief Customer Officer, Chief Customer e Chief Digital Oficcer surgiram recentemente, isso devido ao alto poder que elas têm de pegar os dados dos consumidores, usufruí-los e otimizar suas relações com as marcas. Lembrando que o CMO tem que ser visto como uma configuração hub-and-spoke de rede que gerencia os parceiros de marketing, num processo de interligação, como afirma José Borghi.
Digitalização e automatização
De acordo com o
CEO da Mullen Lowe, o futuro do marketing está relacionado diretamente aos sistemas automatizados, que são meios importantes para o gerenciamento de dados. Os clientes, em suas percepções, procuram direcionar suas campanhas na enorme quantidade de informações disponíveis, e isso requer uma abordagem minuciosa e sofisticada para a análise.
De acordo com uma pesquisa, mais de 80% dos profissionais afirmam estar muito atarefados pelas altas demandas digitais. Portanto, o executivo da antiga Borghi Lowe, afirma que os CMOs, devem ao máximo investir nas constantes chamadas e treinamentos de mobile e online.
Reposicionar a marca no mercado
O executivo da Mullen Lowe afirma que esse é o ano do rebranding, sendo que todas as empresas são, na sua grande maioria, empresas de tecnologia. Nota-se que a digitalização ganhou forças na maneira de comprar e também tornou-se um meio rentável para empresa. Dentro do papel de alavancar as novas tecnologias, os CMOs devem buscar manter sempre a inovação. Segundo o fundador da antiga
Borghi Lowe, os cabeças de marketing não podem só recolher os dados do cliente, e sim devem se esforçar na colaboração, para que todos os departamentos, possuam uma visão concreta do futuro em todas as campanhas.
Nos próximos anos, de acordo com José Borghi, será impossível realizar o marketing sem a presença de ferramentas, isso por que a demanda de serviços tende a aumentar muito. É preciso criar estratégias consolidadas, pois os consumidores precisam cada vez mais de estratégias digitais que o diferenciem e destaquem as marcas no mercado.
Website:
http://us.mullenlowe.com/