Releases 10/05/2018 - 19:35

GSMA We Care Panamá: Operadoras de Telefonia Móvel Unem Forças para Tratar de Respostas a Desastres e Igualdade de Gênero


CIDADE DO PANAMÁ--(BUSINESS WIRE-DINO - 10 mai, 2018) -
As empresas panamenha de telefonia móvel lançou hoje uma série de iniciativas com a campanha We Care, apoiada pela GSMA na América Latina, a fim de promover a ação local em alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs). As operadoras de telefonia móvel Claro, Digicel e Telefónica Movistar assinaram a Carta de Conectividade Humanitária da GSMA a fim de fortalecer a resposta a desastres naturais, sendo que as operadoras também irão trabalhar em conjunto para avançar na igualdade de gênero e capacitar mulheres. A campanha We Care Panamá foi divulgada hoje na Reunião Plenária da GSMA na América Latina Nº 46, que irá reunir os principais diretores executivos da região, reguladores, executivos e especialistas de todo o amplo ecossistema de tecnologia.

"Para alcançar as SDGs, é necessário aproveitar todas as vantagens do poder de transformação da tecnologia móvel", disse Sebastián Cabello, Diretor da GSMA na América Latina. "A indústria de telefonia móvel está comprometida em alcançar as SDGs e mediante iniciativas como a We Care, as operadoras de telefonia móvel do Panamá estão impactando positivamente os cidadãos a nível local enquanto que contribuem com as ambições da agenda global 2030."

Apoio à Resposta Humanitária

Dando suporte às SDGs 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática), a Carta de Conectividade Humanitária da GSMA delineia três princípios compartilhados de comprometimento com foco em:

  • Aumentar a coordenação dentro e entre as operadoras de redes de telefonia móvel antes, durante e após um desastre;
  • Escalar e padronizar a preparação e atividades de resposta em toda a indústria a fim de permitir uma reação mais previsível; e
  • Reforçar as parcerias entre a indústria de telefonia móvel, governos e setores humanitários.
Com este lançamento, Claro, Digicel e Telefónica Movistar unem 147 operadoras de telefonia móvel em 106 países que já se comprometeram com a Carta.

Promoção da Igualdade de Gênero

Na segunda iniciativa da campanha We Care, as operadoras de telefonia móvel do Panamá se comprometeram em contribuir com a SDG 5 (Igualdade de Gênero) ao:

  • Incorporar a perspectiva de gênero nos mais altos níveis de liderança e analisar internamente o "teto de vidro" que limita com frequência o avanço das carreiras de mulheres no mundo corporativo;
  • Alavancar as redes sociais, sites e canais institucionais para aumentar a consciência de ações concebidas para prevenir a violência contra mulheres; e
  • Contribuir com a experiência da indústria de telefonia móvel no Panamá para o diálogo da Women 20 (W20) para ajudar a fechar a lacuna digital de gênero em uma base mundial.
Como uma Série de Tópicos da W20, a GSMA irá ajudar a conduzir o debate no período prévio ao encontro de cúpula G20 Argentina 2018 que irá ocorrer em Buenos Aires, de 30 de novembro a 1º de dezembro de 2018. Este inclui fóruns de criação para diálogos com organizações internacionais e especialistas a fim de ajudar a redigir as recomendações da W20 e influenciar grupos de tomadas de decisão no G20 com o fim de realizar políticas direcionadas à igualdade de gênero. Alcançar a igualdade por meio da inclusão digital é um dos quatro objetivos estratégicos da W20, ao lado da inclusão no trabalho, inclusão financeira e desenvolvimento rural.

"A Claro Panamá e o grupo América Móvil, em conjunto com a Fundação Carlos Slim, acreditam que com o acesso às tecnologias de informação, podemos disponibilizar novas ferramentas, como as plataformas gratuitas Aprende.org e Capacítate para el Empleo. Ambas podem ter um impacto positivo em mulheres que as utilizam, contribuindo para seu desenvolvimento professional e acadêmico, e permitindo às mesmas participar ativamente no crescimento econômico e social do país", disse Oscar Borda, Diretor Geral da Claro Panamá.

"O investimento recente em tecnologia LTE no Panamá irá possibilitar o acesso à Internet em zonas rurais ou remotas onde não houve antes uma conexão rápida à Internet, ajudando a reduzir a exclusão digital. Uma vez que a lacuna se estreita, cidadãos e empresas do país terão maiores oportunidades de acessar tecnologias de informação e benefícios que elas fornecem", disse Santiago Gradin, Diretor Comercial da Digicel Panamá.

"Na Telefónica Movistar, estamos comprometidos com a campanha 'We Care Panamá', pois entendemos que a conectividade e a igualdade de gênero são pilares do desenvolvimento de um país. Nosso foco de investimento social está alinhado à nossa estratégia de negócios, devido vivermos a sustentabilidade diariamente. Ao fazermos as coisas corretamente, sermos responsáveis pelo meio ambiente e a sociedade, construímos a empresa do futuro. É por isto que trabalhamos em várias questões associadas à educação e ao meio ambiente com programas emblemáticos como reciclagem de lixo eletrônico através da iniciativa 'A Terra chama você: Responda', reduzindo emissões, promovendo a inclusão digital ao prestar serviços em áreas remotas e o programa Sala de Aula Digital da ProFuturo, através do qual trazemos a educação digital às comunidades vulneráveis. E neste contexto, fazemos alianças com especialistas em cada setor a fim de assegurar que o façamos bem e com o melhor resultado", disse Marcelo Mouzo, Gerente Geral da Telefónica Movistar Panamá.

Destacando o compromisso da indústria de telefonia móvel com as SDGs, a campanha We Care da GSMA é uma iniciativa das principais operadoras de telefonia móvel da região a fim de assegurar que todos os usuários possam usufruir os benefícios da tecnologia móvel que mudam vidas em um ambiente seguro e confiável. Para alcançar isto, as operadoras uniram forças para levar uma série de compromissos a cada país na região onde celulares e redes possam proporcionar soluções a problemas sociais. A campanha We Care foi lançada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Mexico, Nicarágua e Peru, sendo que irá continuar a expandir em toda a região.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
GSMA Contatos de Mídia:
Mauro Accurso
+5491132519811
maccurso@gsma.com ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
press@gsma.com


Fonte: BUSINESS WIRE