(
DINO - 13 abr, 2017) - O time que representou o Brasil no Global Management Challenge (GMC), maior competição do mundo em estratégia e gestão empresarial, participou da semifinal competindo com Polônia, Macau, Estônia e Emirados Árabes e conquistou um terceiro lugar nessa chave. No entanto, os campeões nacionais Lucas Thevenard, Ludmila Silva e Rafael Ambrósio não conquistaram a classificação para a final da competição em Doha (Qatar). Os vencedores da final foram Macau, Rússia e China, em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.
Os estudantes de engenharia das universidades UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) saíram da cidade João Monlevade, interior de Minas Gerais, para disputar a etapa mundial com competidores de outros 30 países, com o desafio de administrar as áreas de produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa virtual, utilizando um software simulador de gestão (business game).
Divididos em quatro grupos, os times deliberaram e tomaram cinco decisões de gerenciamento relativas aos negócios de suas empresas. Todas as equipes recebem as mesmas informações históricas da análise de dados dos trimestres passados e têm um panorama situacional da empresa perante o mercado. Após a análise dos resultados obtidos as duas melhores equipes de cada grupo foram selecionadas para a grande final. Portanto, oito equipes passaram para a fase decisiva. Os competidores tiveram um novo desafio na tomada de cinco decisões para mostrar quem são os melhores. Macau foi a equipe vencedora anunciada em um jantar de gala no dia 12 de abril.
Assim como acontece há 38 anos, a final internacional reúne as melhores equipes dos quatro cantos do mundo para provas de gestão de negócios. Essa foi a primeira viagem internacional dos três estudantes e um momento fundamental na vida e começo de carreira deles. Após superarem mais de 800 competidores de todo Brasil inscritos para a etapa nacional em 2016, a equipe competiu em Doha equiparada a países como Rússia, China, Portugal, França e Espanha.
A composição do time campeão nacional começou pelos ideais de Rafael Ambrósio que já havia participado de uma competição similar com plataforma de simulador de gestão:
"Depois que conheci o GMC em 2012 percebi que é uma ferramenta poderosa que exige bastante estudo e decidi formar uma equipe com o objetivo de treinar e me desenvolver. Nossa meta inicial era chegar até a final nacional. A conquista do título nacional já nos coloca entre os melhores do mundo", afirma Ambrósio, chefe da equipe brasileira.
Na edição passada, realizada em abril de 2016, em Macau (China), a delegação brasileira foi terceira colocada na final com uma equipe formada por três estudantes da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e um da UNIFRAN (Universidade de Franca).
GMC no Brasil
O Brasil, que participa da competição desde 1980, foi o primeiro país a integrar a versão global do Global Management Challenge. Já registrou excelentes resultados e permanece ativo formando gestores capazes de superar os desafios de mercados extremamente competitivos. As inscrições para a o desafio GMC 2017 já estão abertas (
www.globalchallenge.com.br).
O grande foco tem sido envolver os estudantes universitários. "Entendemos que isso vai ao encontro do principal espírito da competição no Brasil que é estimular o aprendizado prático da gestão empresarial entre os jovens", explica Marcelo Egéa, organizador da prova no País.
O GMC tem grande prestígio entre os jovens em função da certificação internacional da EFMD (European Foundation for Management Development) e, pela projeção entre as empresas que buscam jovens talentos, como tem acontecido nos últimos três anos no Brasil com a Votorantim Cimentos e o Grupo Tigre.
A edição nacional é organizada pela Ser Total, empresa de consultoria e treinamentos com sede em São Paulo, dirigida por Marcelo Egéa, tem patrocínio oficial das empresas Votorantim Cimentos, Grupo Tigre e Nors.
Site internacional da competição: worldgmc.com
Página da competição: facebook.com/gmcbrasil
Website:
http://www.globalchallenge.com.br/