-- Fase Um do concurso aberta a arquitetos de 4 de junho a 10 de setembro de 2014
-- Júri composto por nomes de prestígio escolherá os finalistas e selecionará a proposta vencedora no primeiro concurso aberto de projeto para um Museu Guggenheim
NOVA YORK, 4 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- Com eventos de lançamento realizados em 4 e 5 de junho, a Fundação Solomon R. Guggenheim inicia formalmente o período de inscrições para seu concurso aberto e internacional de arquitetura para o projeto de um museu Guggenheim proposto para o Porto Sul de Helsinque. O concurso de duas fases e que está sendo aguardado com grande expectativa deverá receber propostas de firmas de arquitetura e pessoas físicas de todo o mundo.
Esta é a primeira vez que a Fundação Guggenheim, há muito reconhecida por encomendar obras arquitetônicas radicalmente inovadoras, solicita um projeto através de um concurso aberto. A Fundação está enveredando por esse novo caminho em uma das áreas metropolitanas em mais rápida expansão na Europa, localizada no cruzamento do Ocidente e do Oriente e internacionalmente respeitada pelo seu histórico de design e arquitetura moderna.
Mais de 700 consultas sobre a participação no concurso foram recebidas de pessoas de todo o mundo antes do início oficial do concurso.
Richard Armstrong, diretor da Fundação e Museu Solomon R. Guggenheim, anunciou detalhes do concurso em uma coletiva realizada em 4 de junho em Helsinque e apresentará o concurso à comunidade internacional de arquitetura em uma recepção que será realizada em 5 de junho na Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, e que ocorrerá simultaneamente à inauguração da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura.
"É fundamental para a missão do Guggenheim interagir diretamente com as pessoas em todo o mundo, para afirmar o poder transformador da arte e para unir a experiência da arte contemporânea com a da grande arquitetura", disse o Sr. Armstrong. "Esse concurso promove todas essas metas e tem como objetivo servir de inspiração para a criação de um museu exemplar do século vinte e um e que agregue também um marco significativo à paisagem de Helsinque."
O Guggenheim está organizando o concurso em colaboração com a Cidade de Helsinque, o estado da Finlândia, e a Associação Finlandesa de Arquitetos (SAFA ? Finnish Association of Architects). O concurso está sendo administrado pela firma Malcolm Reading Consultants, sediada em Londres. E o aviso sobre o concurso será publicado de acordo com as normas para concursos ditadas pela União Europeia.
Regras e cronograma do concurso
Os trabalhos para a Fase Um do concurso devem ser enviados, de forma anônima, até 10 de setembro de 2014. Um júri composto por onze membros se reunirá em Helsinque e selecionará seis finalistas, que serão anunciados em novembro de 2014. Durante a Fase Dois, as firmas classificadas terão até março de 2015 para enviar os detalhes das suas obras propostas. Depois que o júri se reunir novamente em Helsinque, o Guggenheim anunciará o vencedor, em junho de 2015. O vencedor do concurso receberá ?100.000 (aproximadamente $136.000) e os outros cinco classificados receberão ?55.000 (aproximadamente $75.000) cada um.
A Cidade de Helsinque e o Estado da Finlândia decidirão prosseguir ou não com a construção e o desenvolvimento do museu ao final do concurso.
O público e os arquitetos interessados são convidados a visitar designguggenheimhelsinki.org.
Membros do júri
Os membros do júri foram selecionados pelo Guggenheim, pelo Estado da Finlândia, pela Cidade de Helsinque, e pela SAFA. Os jurados são:
Mark Wigley, professor e diretor da Escola de Pós-Graduação de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Columbia University (presidente do júri)
Mikko Aho, diretor de planejamento urbano e arquiteto, cidade de Helsinque
Jeanne Gang, fundadora e arquiteta do Studio Gang Architects
Juan Herreros, fundador e arquiteto da Herreros Arquitectos
Anssi Lassila, sócio e arquiteto da Lassila Hirvilammi
Erkki Leppävuori, presidente e CEO do VTT Technical Research Centre of Finland
Rainer Mahlamäki, professor e arquiteto da Lahdelma & Mahlamäki
Helena Säteri, diretora geral, Ministério do Meio Ambiente, Finlândia
Nancy Spector, vice-diretora e Jennifer e David Stockman, curadores chefes da Fundação Solomon R. Guggenheim
Yoshiharu Tsukamoto, fundador e arquiteto do Atelier Bow-Wow
Ritva Viljanen, subprefeita da Cidade de Helsinque
Richard Armstrong participará das decisões do júri como membro honorário e sem poder de voto.
Apoio para o concurso
O concurso está sendo realizado com o apoio da Fundação de Apoio ao Guggenheim de Helsinque, Guggenheim Helsinkiin Association, Fundação Louise och Göran Ehrnrooth, e pessoas físicas que preferem permanecer no anonimato, com agradecimentos especiais ao BMW Group pelo seu apoio.
Sobre a Fundação Solomon R. Guggenheim
Fundada em 1937, a Fundação Solomon R. Guggenheim se dedica a promover o entendimento e apreciação da arte, principalmente dos períodos moderno e contemporâneo, por meio de exposições, programas educacionais, iniciativas de pesquisa e publicações. A rede do Guggenheim, que teve início na década de 70 quando ao Museu Solomon R. Guggenheim, de Nova York, agregou-se a Coleção Peggy Guggenheim, de Veneza, expandiu-se desde então para incluir o Museu Guggenheim de Bilbao (inaugurado em1997) e o Guggenheim de Abu Dhabi (em fase de desenvolvimento). Mais informações sobre a Fundação podem ser encontradas em guggenheim.org.
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation