Florianópolis, SC--(
DINO - 30 abr, 2015) - Sim, existe uma crise, todos sabem e ninguém é louco de negar, mas existe um certo exagero. Este é um reflexo dos jovens empresários de Florianópolis (SC). Negócios criados por jovens empresários da capital catarinense crescem acima da média nacional e passam batidos a qualquer prognóstico pessimista.
Ao contrário do que se acha, a cidade não vive do turismo, sendo este o terceiro maior gerador de riqueza, atrás de serviços e comércio (2º) e tecnologia da informação (1º), do qual os jovens representam uma gorda fatia neste número. Segundo dados da FIESC (Federação das Indústrias de SC), 67% das novas empresas abertas na cidade são de pessoas de até 35 anos. Além de TI e internet, áreas como gastronomia e saúde também estão em alta.
Comandada pelos sócios Alex de Souza(31 anos) e Jordan Franzen(24), a Risotteria Suprema na entrada do bairro de classe média alta João Paulo, acaba de fazer uma encomenda de 700 quilos de arroz arbóreo para um período de pouco mais de um 30 dias. Logo ali à frente, no charmoso bairro de Santo Antonio de Lisboa, a FairyLand, aquela conhecida pelos seus cupcakes, atende mais de 1000 ? sim, mais de mil ? pessoas por fim de semana. "Nosso ticket médio não é alto e o cliente não fica tanto tempo na casa, o que dá um giro muito bom", salienta o empresário Fernando D´Aquino Machado (27).
A CrossFit Floripa, franquia de Florianópolis da CrossFit, marca norte-americana do famoso método de treinamento físico- cujos sócios, Luciano, José e Jonas, tem trinta e poucos anos ? vem crescendo desde que foi aberta quase três anos atrás. E os planos não param: além da academia de mais de 700 m2 no Norte da Cidade, pretendem abrir filial ainda este ano na região. "Para dar conta da demanda", completa Jonas Spricigo.
O potencial do mercado publicitário dos blogs inspirou três jovens empresários a abrir uma empresa inovadora no mercado brasileiro, a Rocket, plataforma digital para mídia em blogs e mídias digitais. De Florianópolis para todo o mercado nacional e internacional.
Marcello Natale, Marcos Berman e Neto Barni abriram a Rocket para ser o
elo de ligação entre as marcas e os blogueiros, facilitando o trabalho do anunciante ? diretamente ou através de agência ? e, na outra ponta, a Rocket agiliza, organiza e impulsiona a publicidade dos blogs, otimizando sua rentabilidade de forma objetiva.
Oriundos da geração Y, alguns ? nem todos ? conseguem vislumbrar oportunidade onde seus pares só enxergam lazer. "Este é o grande diferencial desta geração, de nascidos nos anos 1980. Mas tem que ter este estalo para perceber e empreender", pondera o empresário Germano Feix, do For Business Brasil, bureau de negócios sediada em Florianópolis.